Arquivo

Portugueses são os mais descontentes com a sua democracia

Sondagem revela que apenas 14 por cento da população assume estar satisfeita, ou muito satisfeita, com o regime democrático em vigor no país.

Os portugueses são, dos europeus, o povo que maior nível de descontentamento mostra com a sua democracia, conclui o Eurobarómetro publicado esta quinta-feira no diário “i”.

Segundo esta sondagem, apenas 14 por cento da população portuguesa assume estar satisfeita, ou muito satisfeita, com o regime democrático atualmente em vigor no país, ao passo que apenas 36 por cento descreve como «uma coisa boa» o facto de Portugal pertencer à União Europeia.

Apenas como comparação, refira-se que a média europeia relativamente à satisfação quanto ao nível de democracia nas instituições de Bruxelas é de atualmente 52 por cento. Estes números fazem de Portugal o Estado-membro mais descontente da União Europeia (UE). Esta insatisfação parece ter correspondência direta com o interesse nacional por temas europeus, já que o país ocupa a penúltima posição no interesse sobre o que é discutido em Bruxelas.

Por outro lado, no topo dos povos europeus mais satisfeitos com a sua democracia surgem dinamarqueses (89 por cento), logo seguido dos suecos (87 por cento), finlandeses (79 por cento), austríacos e luxemburgueses, os dois últimos com percentagens de 78 por cento.

Sobre o autor

Leave a Reply