Arquivo

Portugal já pagou mais de mil milhões à “troika” só em juros

Portugal pagou mais de mil milhões de euros em juros no âmbito do programa de financiamento internacional, segundo a informação divulgada no relatório do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP) referente ao ano passado.

No total, Portugal pagou 7,02 mil milhões de euros em juros com a dívida pública, segundo os dados do IGCP, o que corresponde a um acréscimo de 16,4 por cento face ao montante registado em 2011.

Deste valor, a maior fatia foi gasta com juros das obrigações do Tesouro (4,66 mil milhões de euros). Ainda assim, o encargo com juros das obrigações diminuiu face ao ano anterior – 4,67 mil milhões de euros.

A contribuir para o aumento dos encargos com juros esteve essencialmente o valor que o país teve de pagar à “troika”, no âmbito do empréstimo concedido pelas entidades internacionais (FMI, BCE e Comissão Europeia).

«Os encargos com juros dos empréstimos obtidos no âmbito do PAEF ascenderam a 1.080 milhões de euros e os outros custos associados a estes empréstimos cifraram-se em 91 milhões de euros», adianta o relatório do IGCP.

Em causa está o financiamento garantido por Portugal, através da “troika”, depois do país ter pedido resgate financeiro, em 2011, no valor de 78 mil milhões de euros.

Sobre o autor

Leave a Reply