Arquivo

PolisCovilhã arranca em força quase dois anos depois

Inauguração da sede, posto de informação e exposição dos projectos das obras a executar até 2005 assinalam nova fase do programa

Quase dois anos após o arranque do relógio, os munícipes da Covilhã poderão contactar e acompanhar de perto as acções de requalificação ambiental e urbana a executar até 2005. Para tal, têm ao seu dispor um posto de informação sobre o PolisCovilhã, a sede do Polis e um Centro de Monitorização e Sensibilização Ambiental, todas inauguradas na última segunda-feira.

No posto de informação, a funcionar na sede do Polis, na Rua Ruy Faleiro (no antigo espaço das Juntas de Freguesia), a população poderá obter informações sobre o desenvolvimento do programa e as «consequências deste em relação à sua vida, aos seus bens, às suas propriedades», explica João Esgalhado, director executivo da sociedade PolisCovilhã. Trata-se de um gabinete de apoio onde os munícipes poderão pesquisar sobre as obras projectadas na cidade e nas restantes cidades contempladas com o programa. No mesmo edifício, funcionará ainda todo o secretariado do Polis. Já o Centro de Monitorização e Sensibilização Ambiental, a funcionar na Ecoteca (Casa dos Magistrados), tem como objectivo «dinamizar» junto da população a «cultura da prevenção e protecção ambiental», explica Esgalhado. Ali, as pessoas, e especialmente a população escolar, poderão aprender «o que se pode e deve fazer para preservar o ambiente e o que de errado se faz nas sociedades modernas nesse sentido», desde os efeitos do desenvolvimento industrial, aos efeitos do desenvolvimento urbanístico e a todos os procedimentos que têm a ver com os resíduos não sólidos resultantes do dia a dia. Aqui, com laboratórios equipados com tecnologia de ponta, bibliografia, CD, vídeos, Internet e todo um conjunto de informação científica, as pessoas poderão investigar e conhecer toda a informação relativa à Natureza e ao meio ambiente. As experiências científicas e as acções de formação serão outro factor a desenvolver neste espaço. Para além destas estruturas, a sociedade gestora do programa apresenta em exposição todas as acções a desenvolver até 2005, com destaque para o Jardim do Lago, o Jardim do Rodrigo, o Parque da Goldra, a iluminação das Pontes dos Oito Arcos e da Ponte do Ferro, novas avenidas, a Ponte e Rotunda do Rato, entre outras.

Sobre o autor

Leave a Reply