Arquivo

PJ detém 16 indivíduos por tráfico de droga

Rede, que incluía um advogado da Guarda em início de carreira, atuava junto a escolas, bares e bairros da cidade e do distrito

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda desmantelou, na passada quarta-feira, uma rede de tráfico de droga que atuava junto a escolas, bares e bairros da cidade e do distrito.

A investigação começou em agosto de 2015, com escutas telefónicas e vigilâncias policiais, e resultou em 16 detenções. Os arguidos já prestaram declarações no Tribunal da Guarda, que determinou a prisão preventiva de cinco elementos (Hugo Serena, António Cardoso, Ilídio Cristina e Fábio Santos), na Guarda, e de Nuno Fonseca em Ovar, por suspeita de tráfico de droga. As autoridades estimam que estes cinco detidos, com menos de 36 anos, seriam os alegados cabecilhas do grupo que se abastecia em Espanha e Aveiro. Os restantes 11 suspeitos vão aguardar julgamento em liberdade, tendo ficado sujeitos a apresentações periódicas à polícia e inibidos de contactar entre si. Entre os detidos está um advogado da Guarda, em início de carreira, que alegadamente dava boleias frequentes a supostos traficantes sem carta em troca de cocaína.

Alegadamente, esta rede era liderada por um dos jovens pertencentes a um grupo que praticou diversos atos de violência na Guarda, em 2011 e 2012, e foi condenado a pena de prisão por esses delitos. Fonte da PJ sublinha que o grupo «se socorria de uma vasta rede de jovens distribuidores de droga em várias escolas do distrito da Guarda, mas também noutros locais públicos de convívio e reunião social». Além das detenções, foram também realizadas cerca de trinta buscas domiciliárias nos concelhos da Guarda, Ovar, Sangalhos, Pinhel e Manteigas. Durante estas ações foi apreendido pólen de haxixe em quantidade suficiente para a preparação mínima de 4.500 doses individuais e cerca de 800 euros em dinheiro, bem como uma carabina, várias munições próprias para a mesma, moinhos, balanças de precisão e vários outros objetos habitualmente associados à atividade de tráfico de estupefacientes. Nesta operação a PJ da Guarda contou com a colaboração de vários elementos da PSP local.

Sobre o autor

Leave a Reply