Arquivo

Pinhel e Manteigas mostram argumentos no fim-de-semana

Feira das Tradições e Expo Estrela querem marcar a diferença numa época em que a região é visitada por milhares de turistas

Começa amanhã a 14ª Feira das Tradições e Actividades Económicas de Pinhel. O certame prolonga-se até domingo e reparte-se por vários espaços da cidade. Haverá actividades para as crianças, uma mostra de produtos e empresários locais, muita animação e música, com destaque para a actuação dos Deolinda e Just Girls. As antigas instalações da fábrica Rohde vão receber a maior parte das iniciativas.

Com o Carnaval na próxima semana, o desfile dos estudantes do concelho sai amanhã para as ruas. A feira é oficialmente inaugurada depois de almoço, estando previsto um espectáculo para os mais novos. À noite, a Banda Filarmónica de Pinhel actua no Pavilhão Saberes e Sabores Locais, seguindo-se Deolinda no Pavilhão de Espectáculos. A noite termina no Pavilhão das Tasquinhas, com um tributo aos U2 e um DJ local. Este ano, o evento é dedicado às energias renováveis e, neste âmbito, estão previstas algumas actividades na manhã de sábado, com um colóquio na sala de seminários, a apresentação do novo site da autarquia e o lançamento do “Atlas da Fauna do Vale do Côa”. Nessa noite actuam as Just Girls. A animação de domingo fica a cargo da “prata da casa”, com o Grupo Coral de Roque (Gouveias), os ranchos folclóricos do Clube Desportivo Estrelas de Pinhel e de Souropires e o Grupo Coral de Pinhel.

Em Manteigas, a música, a gastronomia, o artesanato e a etnografia são os ingredientes da Expo Estrela – Manteigas 2009, agendada para este fim-de-semana na Praça Municipal. O evento destina-se a dinamizar o tecido sócio-económico e cultural do concelho, numa época em que a região é visitada por milhares de turistas. «Estamos no “coração” da Serra da Estrela e é incontornável passar por Manteigas nesse fim-de-semana», considera José Manuel Biscaia, desvalorizando a concorrência das feiras do queijo que acontecem por esta altura. Além disso, a Expo Estrela não vive apenas de um mono-produto como o queijo da Serra. «Também temos bom queijo, mas a nossa mostra é mais diversificada. Actualmente, as feiras já não são o que eram e têm menos atractividade», sustenta, acrescentando que o certame pretende reflectir «as nossas virtudes enquanto “coração” da Serra da Estrela».

Com um orçamento de 115 mil euros, a organização convidou José Cid (sábado), Rádio Macau e Quinta do Bill (segunda-feira), contando ainda com 57 expositores de artesanato, produtos regionais, comércio, associativismo, serviços e indústria. Na terça-feira Gorda há uma prova de queijo da Serra e o tradicional desfile de Carnaval. Paralelamente ao evento, realiza-se também uma rota gastronómica por sete restaurantes locais, que vão proporcionar ementas regionais.

Sobre o autor

Leave a Reply