Arquivo

Pilotos da Guarda azarados em Braga

Pneus e penalizações atrasaram carro da Guarda Cidade Desporto que participa na Vodafone Cup

A primeira prova da Vodafone Cup by Seat em Portugal, e a terceira do troféu, não correu de feição à equipa da Guarda Cidade Desporto. No último fim-de-semana, no circuito Vasco Sameiro, em Braga, a corrida de David Saraiva e do regressado Victor Costa ficou marcada para várias peripécias.

Depois do oitavo tempo dos treinos, o primeiro fez um bom arranque na corrida de Sprint e alcançou o terceiro melhor tempo na prova. Surgiram depois problemas nos pneus e o piloto da Guarda foi ultrapassado pelo seu seguidor directo. Como se não bastasse, já em cima da linha de meta, na tentativa de defender o quinto lugar, David Saraiva efectuou uma manobra que mereceu uma penalização de 60 segundos, terminando a corrida na 18ª posição da geral. Na prova de Endurance, com a duração de 50 minutos, David Saraiva viu-se envolvido num incidente com o piloto que seguia directamente na sua traseira. Novamente penalizado pelos comissários desportivos, desta vez com uma paragem obrigatória na “box” (“stop and go”) de 10 segundos, pelo que a equipa perdeu todas as hipóteses de lutar por um lugar cimeiro. O pior veio depois, já que o carro teve um furo que obrigou a uma ida à box antes de Victor Costa entrar em cena. O piloto, que se iniciou neste tipo de competições, limitou-se a cumprir o que restava de uma corrida marcada pelo intenso calor.

«Reconheço que cometi erros, mas também fui vítima de algumas situações, por parte de adversários, que condicionaram a minha prova. Por outro lado, o calor não ajudou e os nossos pneus degradaram-se muito», disse David Saraiva no final. Já Victor Costa admitiu ter-se limitado «a não estragar nada e a levar o carro até ao final». Arrasadora foi a prestação de Francisco Carvalho, a correr pela Reditus, que venceu de forma superior a corrida de Sprint, obtendo o melhor tempo nos treinos e na prova. A sua equipa foi ainda segunda na prova de Endurance, graças a uma corrida fantástica do mais consagrado piloto da Guarda. A última prova da Vodafone Cup by Seat realiza-se no Autódromo do Estoril nos próximos dias 25 e 26.

Sobre o autor

Leave a Reply