Arquivo

Perspetiva de Portugal melhora nas agências de “rating”

Standard & Poor’s (S&P) melhorou a classificação da dívida portuguesa de “negativa” para “estável” por considerar que a economia do país ultrapassou as expectativas.

A agência de notação Standard & Poor’s (S&P) anunciou ter melhorado a perspetiva da classificação da dívida portuguesa de “negativa” para “estável”, explicando a decisão com o facto de a economia de Portugal ter ultrapassado as expectativas.

Hoje será também conhecida a revisão da Moody’s, que deverá subir o rating de Portugal, o que não sucedeu com a S&P. Esta agência de notação manteve a classificação em “BB”, isto é, como lixo. Para a S&P, Portugal não tem ainda capacidade para pagar as suas dívidas, mas a avaliação pode mudar no futuro, noticia o “Expresso” na sua edição online.

A decisão segue a que já tinha sido tomada pela Fitch em abril. De acordo com a S&P, o desempenho económico e orçamental de Portugal superou as expectativas e a produção de riqueza do país deverá crescer em média 1,4 por cento durante 2014 e 2015. A decisão da S&P ajudou à confiança dos investidores, refletindo-se de imediato na descida dos juros da dívida portuguesa, que estão em queda em todos os prazos para mínimos históricos.

Os juros a 10 anos estão nos 3,444 por cento, um mínimo desde janeiro de 2006. A dívida a dois anos está nos 1,028 por cento, um mínimo absoluto, depois de ontem terem fechado a 1,047 por cento. Os juros a cinco anos (2,266 por cento) são também um mínimo absoluto, depois de terem fechado nos 2,274 por cento na quinta-feira.

Sobre o autor

Leave a Reply