Arquivo

Penamacor celebra 800 anos

Atribuição de Foral por D. Sancho I, em 1209, vai ser comemorada ao longo do ano com iniciativas mensais

Uma conferência de Antonieta Garcia sobre a importância dos forais no desenvolvimento do municipalismo, o lançamento dos Jogos Florais “Penamacor, oito séculos de História” e a edição (em versão reduzida) do Foral de D. Sancho marcaram, no último sábado, o arranque das comemorações dos 800 anos de atribuição de foral a Penamacor.

A autarquia pretende assinalar a efeméride ao longo de 2009 com iniciativas mensais. Divulgar e recordar a história de Penamacor nos últimos 800 anos é o principal objectivo destas comemorações, que também serão marcadas por uma agenda de animação cultural para atrair turistas e visitantes ao município raiano. Nesse âmbito, um dos momentos altos deverá acontecer em Maio com a recriação de um grande cortejo medieval, composto por D. Sancho I e a sua corte, pela zona histórica da vila até ao castelo, onde o Rei Povoador vai ler o foral de Penamacor. Está ainda programada uma feira medieval. As actividades dos 800 anos vão ser definidas por uma comissão de trabalho, criada pela autarquia com forças políticas, associações e representantes de cada uma das 12 freguesias do município. A ideia é desenvolver exposições, colóquios, seminários, a feira medieval e muitas outras acções.

Após conquistar Penamacor aos mouros, D. Sancho I reconstruiu a povoação e concedeu-lhe foral. A primeira versão data de 1189, tendo sido reformulada em 1209, data que agora se assinala este ano. Foi também o Rei Povoador que mandou gente para estas terras raianas e construiu o castelo, de que restam hoje alguns vestígios e uma torre imponente, classificada como Monumento nacional. O desenvolvimento da vila, nos finais do século XII, deve-se à necessidade de protecção da fronteira portuguesa.

Sobre o autor

Leave a Reply