Arquivo

Pedro Abrunhosa, Berg e Marco Rodrigues em palco

O cartaz da XXª Feira das Tradições é uma aposta forte em grandes artistas e bandas locais para atrair públicos diferenciados

Os concertos e a atuação de DJ’s são uns dos principais atrativos da Feira das Tradições e o cartaz deste ano é uma aposta forte em grandes artistas e bandas locais para atrair públicos diferenciados. Pedro Abrunhosa (amanhã), Berg (sábado) e o fadista Marco Rodrigues (domingo) são os destaques de um certame que tem agendados 17 espetáculos ao longo destes três dias.

Tal como a Feira das Tradições, também Pedro Abrunhosa está a comemorar os 20 anos do seu álbum de estreia “Viagens” numa digressão pelo país e estrangeiro com os Comité Caviar. Lançado em 1994, este álbum contava com a participação dos Bandemónio e atingiu a marca de tripla platina com vendas superiores a 240 mil unidades, um registo pouco comum na música nacional. “Viagens” protagonizou mesmo uma revolução musical recheada de funk, rock, jazz, rythm & blues, referências sexuais e uns quantos palavrões. Vinte anos depois muitas coisas mudaram e Pedro Abrunhosa é agora um autor de baladas e de canções que o público e a crítica têm consagrado. No concerto de amanhã serão revisitados temas icónicos com “Socorro”, “É Preciso ter Calma”, “Não posso Mais”, “Talvez Foder”, “Se eu Fosse Um dia O teu Olhar” ou a poderosa “Para os Braços da Minha Mãe”, e muitos outros temas que têm sido a banda sonora de muito portugueses.

Berg é o artista que se segue no Palco Super Bock, no sábado à noite, e vem apresentar o seu mais recente trabalho, com o título homónimo. “Berg” inclui 11 temas originais do músico português e uma versão de “Chuva”. Trata-se do segundo álbum do cantor que, em 2013, venceu o concurso televisivo “Factor X” com o tema “Tell Me”, que também faz parte desta edição. A canção já esteve no primeiro lugar do iTunes nacional, bem como na primeira posição do Top AFP Digital de singles. Músico de profissão há vários anos, neste novo trabalho Berg – que tocou com Rui Veloso – apresenta «um leque de canções onde mostra a sua versatilidade vocal e o domínio de vários instrumentos», lê-se no comunicado enviado à imprensa. As letras são em português e em inglês.

Já no domingo, a Feira das Tradições convida o fado com a atuação de Marco Rodrigues, que editou recentemente “Entre Tanto”. É um trabalho que resulta de um percurso pessoal enraizado no fado tradicional mas que vai para além desta matriz, indo ao encontro dos diferentes tons e cantos fadistas. Neste terceiro álbum, o jovem fadista revela a sua interpretação mais pessoal encontrando caminhos novos para as vontades do fado.

Com uma carreira sólida e intensa no fado, dois prémios da Grande Noite do Fado, um Prémio Revelação Amália Rodrigues, dois álbuns em nome próprio, partilhas em disco e em palco com nomes conceituados como Mariza, Carlos do Carmo ou Maria Gadu, 13 anos de direção artística de uma das mais conceituadas casas de fado de Lisboa e o reconhecimento do público e da imprensa em Portugal e no estrangeiro, Marco Rodrigues convida-nos neste espetáculo a desfrutar do lado bom e mau da vida que passa nas histórias que canta.

Sobre o autor

Leave a Reply