Arquivo

Pedro Abrunhosa, Berg e fadista Marco Rodrigues na Feira das Tradições

Pinhel

O programa da 20ª edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas, o maior certame do género na região nesta altura do ano, é apresentado no sábado na freguesia de Lameiras.

E de uma forma inesperada, já que o município desafiou a população da aldeia a mostrar algumas das suas tradições num dia que começa com o amassar do pão. Segue-se a matança do porco e demais tarefas inerentes a este ritual que culmina com o almoço tradicional da matança. À tarde, enchem-se as morcelas, coze-se o pão e preparam-se os doces e sobremesas tradicionais, havendo ainda uma demonstração de confeção de queijo, requeijão e soro. Composto o estômago, os visitantes poderão participar numa caminhada pelos locais de referência da aldeia, que inclui a prova de licores caseiros… e outros. A sessão de apresentação da Feira das Tradições de 2015 está agendada para as 18 horas e os convivas voltarão a sentar-se à mesa para provar as iguarias locais.

Como habitualmente, o certame decorre no fim-de-semana do Carnaval, de 13 a 15 de fevereiro, numa organização do município de Pinhel. O tema desta edição são os 20 anos do evento, tendo como cabeças de cartaz Pedro Abrunhosa (dia 13), Berg (dia 14) e do fadista Marco Rodrigues (dia 15), que vão atuar no Centro Logístico de Pinhel, onde também haverá mais de uma centena de expositores. Participam empresas, instituições, juntas de freguesia, coletividades, tasquinhas, artesanato e produtores locais. A Feira das Tradições começa com o desfile carnavalesco, seguindo-se a inauguração oficial do certame.

Sobre o autor

Leave a Reply