Arquivo

Pediatria festejou Dia Mundial da Criança

Cinco dias de iniciativas levaram «alguma felicidade» à Pediatria da Guarda

As comemorações do Dia Mundial da Criança também passaram pela Pediatria do Hospital da Guarda. Entre 30 de Maio e a passada terça-feira, o serviço promoveu várias actividades para «dar alguma felicidade às crianças internadas e amenizar esta fase de doença», explica o director da Pediatria.

De resto, António Mendes garante que, «para tornarmos as crianças felizes, não é preciso muito, basta termos vontade. E elas ficam felizes com pequenas coisas». Nas últimas semanas, os pequenos pacientes que passaram pelas camas do hospital redigiram alguns textos, pesquisaram outros na Internet, fizeram colagens e pintaram a guache e aguarela. Na passada sexta-feira todos esses trabalhos foram revelados numa exposição patente em diversos painéis. Já na terça-feira, Victor Afonso, responsável pelo serviço educativo do TMG, levou o projecto “Ciclo da Água, Ciclo da Vida”. Na véspera – um dia após a efeméride – houve balões, um lanche convívio, presentes e um projecto com duas alunas do curso de Animação Sociocultural do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Durante a tarde, Marta Correia e Sandra de Almeida estiveram com as crianças da Escolinha e do jardim-de-infância da Pediatria e realizaram colagens, construíram animais com material reciclável, moldaram balões e apresentaram um pequeno espectáculo de fantoches. Esta presença já não é estranha a António Mendes, que valoriza esta segunda passagem das estudantes pelo serviço pelo «ar de felicidade que levam às crianças, quando estão envolvidas». Paula Grácio Afonso, responsável pela Escolinha, diz que estas actividades partem do princípio de que «todas as crianças devem ter as mesmas oportunidades», permitindo que também aquelas que estão doentes comemorem o Dia Mundial da Criança.

Sobre o autor

Leave a Reply