Enquanto por cá crescem as dúvidas sobre a reabertura do troço da linha da Beira Baixa entre a Guarda e a Covilhã, no Parlamento o PCP já questionou o atual ministro da Economia sobre o assunto.
Tudo por causa de uma proposta do Governo de José Sócrates à “troika” de fechar definitivamente este ramal, entre outros, como forma de reduzir a despesa pública. «Qual é a perspetiva do Governo quanto ao futuro do troço Covilhã-Guarda? Pretendem continuar os investimentos de modernização deste troço?», perguntou a deputada Paula Santos, que também quer saber o que vai fazer o Executivo de Passos Coelho ao “estudo” elaborado pelos antecessores «para o encerramento de mais de 800 quilómetros de caminho-de-ferro». A parlamentar recorda que o troço está encerrado desde fevereiro de 2009 para obras de modernização, pelo que, a concretizar-se esta medida, estaríamos «em presença de um manifesto atentado contra o desenvolvimento do interior e de um agravamento das condições de vida das suas populações».
Paula Santos acrescenta que a REFER já investiu «milhões de euros» nos últimos sete anos e que atualmente decorrem investimentos de 7,7 milhões de euros para a reparação de túneis. «A empresa aguarda a decisão do Governo sobre o plano de investimentos e as respectivas verbas para a conclusão das obras», adianta a deputada comunista, para quem a modernização deste troço «é essencial no conjunto da rede ferroviária nacional».