Arquivo

PCP da Guarda apreensivo com possível aumento

Comunistas alertam para crescimento exponencial do valor a pagar pela população se abastecimento em baixa for entregue à Águas do Zêzere e Côa

O processo de concessão do abastecimento público de água e saneamento básico negociado com a empresa Águas do Zêzere e Côa está a preocupar a Direcção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP.

Tudo porque a concessionária propôs recentemente, em Assembleia Geral, aos representantes dos municípios que integram o sistema multimunicipal assumir a distribuição em baixa (aos consumidores), acabando com os serviços municipalizados dos municípios. Esta mudança implicará, segundo o PCP, um aumento do custo do abastecimento de água para 4,70 euros por metro cúbico, «o que, a confirmar-se, representará um aumento de cerca de 1.000 por cento em relação aos valores cobrados actualmente (0,43 euros/m3)», denunciam os comunistas. Este processo é ainda visto como «o início da privatização do abastecimento público de água e saneamento», cuja responsabilidade é imputada tanto ao PS, «por intermédio dos seus Governos e dos seus municípios», como ao PSD, «como força política que detém mais Câmaras no distrito», lê-se num comunicado.

Sobre o autor

Leave a Reply