Arquivo

PCP alerta para carências dos serviços no distrito

Saúde

O deputado do PCP na Assembleia da República Miguel Tiago foi, na segunda-feira, o primeiro convidado da Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) nas jornadas da Saúde do distrito.

O eleito visitou o Centro de Saúde de Aguiar da Beira, onde há 540 utentes sem médico de família e faltam assistentes técnicos, assistentes operacionais e motoristas, segundo o PCP. O edifício necessita ainda de obras de intervenção «porque tem infiltrações de água, com consequências diretas para a qualidade dos serviços assegurados à população», constataram os comunistas que reuniram com o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Dão e Lafões, ao qual pertence a unidade aguiarense. Miguel Tiago visitou depois o Hospital de Nª Sra. da Assunção, em Seia, acompanhado por membros da direção da ULS da Guarda e do hospital, tendo reunido também com os sindicatos dos enfermeiros e trabalhadores da saúde. «A delegação do PCP confirmou aquilo que há muito tem denunciado, como um serviço de Urgência cheio, um número de médicos insuficiente para responder às necessidades – são precisos pelo menos mais dois médicos internos – e há escassez de enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos de diagnóstico e de terapêutica», refere a DORG em comunicado.

O PCP considera também que as especialidades de Ortopedia e Cardiologia devem ser «defendidas e reforçadas» por serem «nucleares» para o Hospital de Seia e refere que vai continuar a defender «o SNS e o seu financiamento para garantir a qualidade dos serviços de saúde no distrito com as necessárias respostas mais urgentes, assim como as mais estruturais».

Sobre o autor

Leave a Reply