Paulo Domingues não deixou os seus créditos por mãos alheias e ganhou a quarta etapa da Taça de Portugal de “downhill” urbano, que se realizou no último domingo, na Guarda.
O atleta alcançou a sua quarta vitória consecutiva nesta competição e consolidou o caminho para revalidar o título numa descida traçada no centro histórico da cidade mais alta. Ao terminar a primeira manga com uma vantagem de 3,261s sobre o algarvio Rui Cabrita, Paulo Domingues deixou logo bem claro ao que vinha, isto depois de ter vencido 12 das 14 provas em que participou nesta temporada. Já Rui Cabrita acabou por chegar sem surpresa ao segundo lugar da geral e reforçou a sua posição na classificação geral da Taça, contando agora nove pontos de vantagem sobre Alexandre Oliveira, que, na Guarda, não foi além do quarto lugar. Assim, bastará a Paulo Domingues um 16º lugar em Porto de Mós, palco da última prova da Taça, para vencer o troféu.
João Rodrigues acabou por ser a grande sensação da prova da Guarda, já que o piloto local conseguiu um excelente terceiro lugar: «Vinha com expectativas bastante elevadas, mas era difícil fazer melhor, pelo que este lugar me deixa muito contente», referiu o piloto que há dois anos tinha ganho a categoria da Promoção. Nos juniores, o vencedor foi Francisco Silva. Nas restantes categorias não houve surpresas, pois todos os comandantes nas diversas classificações venceram: Hugo Manteigas em Veteranos A, José Reis em Veteranos B+C e Guilherme Jesus em cadetes. Como foi a única mulher a concorrer, Ana Martins venceu nas senhoras. Referência ainda para a Promoção, onde Rui Tiago estabeleceu uma excelente marca na primeira manga que lhe garantiu a vitória final, terminando com clara vantagem sobre António Garcia e André Rodrigues. A descida da Guarda foi organizada pela Downstream, em parceria com o Clube Escape Livre, com o apoio da Câmara local e da Agência para a Promoção da Guarda.