Arquivo

Património como factor de desenvolvimento

Primeira Assembleia Regional da MANIFesta apela à participação cívica

Cinquenta e cinco entidades participaram na passada sexta-feira, em Trancoso, na primeira Assembleia da Região Cento da VI MANIFesta, um grande encontro nacional do Desenvolvimento Local agendado para a cidade de Bandarra de 25 a 29 de Maio.

Os representantes das regiões de turismo, centros de emprego, associações culturais e recreativas, cooperativas, organismos de luta contra a pobreza e associações de desenvolvimento tiveram como base de trabalho a pergunta “O que podemos fazer para desenvolver melhor a nossa região?”. Segundo Alexandre Ferraz, técnico da Raia Histórica, associação local organizadora do MANIFesta, foram identificados três eixos de intervenção. O primeiro tem a ver com a valorização e a defesa do património como um dos grandes factores de desenvolvimento desta região. Outra das conclusões é a necessidade de um «reforço» do associativismo e do voluntariado, áreas que «atravessam actualmente uma crise séria de participação e de vocações».

Nesse sentido, foi também feito um apelo à participação cívica dos cidadãos nos vários organismos existentes para uma sociedade «mais interventiva e actuante nas matérias que lhe dizem respeito», acrescentou aquele responsável. O encontro serviu ainda para apresentar o programa da VI MANIFesta, um evento que aposta na divulgação dos produtos e projectos do desenvolvimento local, mas também na cultura, com diversos espectáculos. Durante a iniciativa será também elaborada a Declaração de Trancoso, uma espécie de súmula das conclusões das diversas assembleias a realizar pelo país até Maio. A próxima sessão ocorre dia 15 em Coimbra.

Sobre o autor

Leave a Reply