Arquivo

Passos Coelho quer reunir com Costa ainda esta semana

O PSD e o CDS assinaram esta manhã o acordo para formar Governo, e do momento destacam-se as seguintes palavras: estabilidade, compromisso e responsabilidade democrática. A vontade de cumprir os quatro anos da legislatura também é clara para os líderes de ambos os partidos e apelam às restantes forças políticas para colocarem de lado as diferenças e demonstrarem «sentido de Estado».

Passos Coelho reconhece que a ausência de uma maioria parlamentar obriga a todos os partidos uma atitude de responsabilidade com vista ao diálogo e afirmou ser necessário reunir com o António Costa PS «tão rapidamente quanto possível», tendo já comunicado esse desejo ao líder socialista. Deste encontro, Passos Coelho espera que sejam criadas «condições para encarar os próximos anos com a estabilidade e confiança que os portugueses desejam

Para o líder do PSD, «é fundamental que Portugal não interrompa o processo de recuperação económica iniciado» e «seria imperdoável que o país não estivesse em condições de poder, agora, tirar partido dos muitos sacrifícios efetuados», ficando sem Orçamento de Estado para 2016.

«Ao contrário de outras forças, há no PS uma conhecida vinculação e respeito pelas regras da União Económica e Monetária e do Tratado Orçamental», disse, para justificar que faça «sentido» pensar particularmente num entendimento com os socialistas.

A finalizar, Passos Coelho reafirmou «a intenção do Governo de até ao final do ano conseguir alcançar um défice inferior a 3% do PIB» e reforçou: «Estamos imbuídos de um espírito genuíno de compromisso e abertura, para com responsabilidade e realismo» procurar encontrar com o PS condições para governar.

Passos quer assegurar que até ao dia 14 – quando são conhecidos os resultados eleitorais finais, após apuramento dos votos dos emigrantes – estejam garantidas essas «condições de governabilidade», considerando também que «até lá, não vale a pena especular ou alimentar um ‘romance‘ à volta do Governo».

Sobre o autor

Leave a Reply