Arquivo

Parlamento dos Jovens 2014

Escola Profissional de Trancoso

A Assembleia da República, em colaboração com o Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) e do Ministério da Educação, promoveu e levou a cabo mais uma edição do programa Parlamento dos Jovens, este ano subordinada ao tema “Crise demográfica – emigração, natalidade, envelhecimento”.

A EPT, mais uma vez, e como acontece desde há longa data, fez-se representar por uma equipa de jovens deputados que, no passado dia 10 de Março, levou até à sessão distrital, realizada na cidade da Guarda, um projeto de Recomendação com as preocupações que este tema suscita na nossa região que, mais do que qualquer outra, sente os efeitos destes fenómenos, com consequências desastrosas para o desenvolvimento económico e social das populações. A proposta apresentada partiu das seguintes reflexões:

A taxa de natalidade cai em Portugal a níveis preocupantes – só em 2013 houve menos 11000 nascimentos que no ano anterior. Por outro lado, a imigração não compensa a emigração, o país está também a perder imigrantes. Num curto espaço de tempo Portugal pode perder 10% da sua população (1 milhão de habitantes), por razões de natureza estrutural, como a queda da fecundidade, ou conjuntural, ligada à emigração sobretudo qualificada (por causa da crise económica e financeira que o país atravessa). A regressão demográfica compromete o crescimento económico. A elevada taxa de desemprego entre os jovens e o progressivo envelhecimento populacional limita a capacidade de iniciativa, de assumir riscos e de inovação no país. O Estado é confrontado com o aumento das despesas públicas nas despesas sociais. Estamos perante um dilema politico, económico e social, provavelmente resultado de uma mudança cultural, onde o bem estar ocupa as preferências das famílias, em prejuízo do crescimento dos agregados familiares. Todavia, resiste uma certeza: a juventude constitui a força de um país e a sua recuperação não se faz sem jovens.

Luís F. Farinha Pinto

A equipa de trabalho da EPT, na 1ª sessão, na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply