Arquivo

Papa celebra hoje missa no maior templo americano

É aguardado como um dos pontos altos da visita do Papa Francisco ao Brasil. Cerca de 200 mil fiéis são esperados no Santuário da Nossa Senhora da Aparecida.

O Papa Francisco viaja hoje até ao Santuário da Nossa Senhora da Aparecida, para celebrar missa no segundo maior templo católico do mundo (apenas inferior à Basílica de São Pedro, do Vaticano), localizado no interior do estado de São Paulo.

A viagem de cerca de 200 quilómetros, entre o Rio de Janeiro e Aparecida, era para ser feita de helicóptero mas, devido às condições meteorológicas, o Papa seguirá de avião até ao aeroporto São José de Campos, a 70 quilómetros de Aparecida, efetuando depois por helicóptero o resto do percurso.

Cerca de 200 mil fiéis devem assistir à celebração, aguardada como um dos pontos altos desta visita do Papa ao Brasil.

Após a visita e celebração na Aparecida, o Papa regressará ao Rio de Janeiro onde irá passar pelo Hospital de São Francisco de Assis na Providência, destinado a jovens indigentes, toxicodependentes e alcoólicos.

Ontem, o sumo pontífice não teve atividades públicas, tendo rezado uma missa privada aos cardeais e permanecido em reclusão na Residência Assunção, no morro do Sumaré, que também hospedara João Paulo II nas suas duas visitas ao país.

A comitiva do Papa cancelou a visita ao Corcovado devido ao mau tempo.

“Lusofesta” decorre hoje no Rio

Entretanto, a missa de abertura das Jornadas Mundiais da Juventude foi ontem celebrada na praia de Copacabana pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.

A Polícia Militar indica que cerca de 400 mil pessoas estiveram presentes, enquanto as estimativas dos organizadores apontam para um milhão. Uma avaria do metropolitano do Rio, que esteve sem funcionar durante duas horas, tornou especialmente complicada a circulação na cidade.

Entretanto, a Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa organizou para hoje uma “Lusofesta” que pretende reunir cerca de mil jovens católicos dos países de língua portuguesa que participam nas jornadas que estão a decorrer no Rio de Janeiro.

O evento prevê a realização de uma oração mariana pelos jovens portugueses, concertos e apresentações de teatro.

Haverá ainda um momento para depoimentos de portugueses no Rio de Janeiro, entre eles o cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello, e o ator Ricardo Pereira, e de descendentes de portugueses como a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha.

Cerca de 250 jovens portugueses chegaram ao Rio de Janeiro há uma semana, onde participaram da semana missionária, com atividades preparatórias para a Jornada.

Sobre o autor

Leave a Reply