Arquivo

Palestra sobre Doenças Infecciosas

A Associação Manteigas Solidária, no âmbito do Programa PROGRIDE (Inclusão e Desenvolvimento), em parceria com o Agrupamento de Escolas de Manteigas, Câmara de Manteigas e o Centro de Saúde local realizou uma sessão de informação sobre “Doenças infecciosas” no passado dia 30 de Outubro, no auditório do Centro Cívico de Manteigas.

A sessão foi aberta à comunidade no geral, contando com a presença de alunos da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Manteigas e alunos do Colégio de Nª Sra de Fátima.

(…) O primeiro convidado foi o Dr. Luís Melo, delegado de Saúde local, que fez uma exposição informativa sobre a gripe A. Apesar das inúmeras campanhas de informação sobre prevenção contra a doença, o especialista em saúde revelou aspectos interessantes. Por exemplo, explicou que a atribuição do grupo de risco aos obesos se deve ao facto do vírus H1N1 utilizar as células adiposas para se multiplicar.

Na segunda parte, a enfermeira Maria Bilro, representante da Associação Médica Internacional (AMI), começou por fazer uma definição de doenças infecciosas e dar alguns exemplos das principais que existem no mundo e em Portugal. Maria Bilro revelou também o papel da AMI na luta contra as doenças infecciosas, mostrando fotografias sobre as actividades desenvolvidas nos países em desenvolvimento, junto das populações mais carenciadas. (…) A formação é a principal medida implementada junto da população de modo a evitar doenças infecciosas. No entanto, outros trabalhos como a construção de poços e respectivo controlo da água, construção de latrinas e promoção de cultivo de hortas comunitárias são acções desenvolvidos por esta associação humanitária.

Seguiu-se um espaço de debate, no qual foi elogiado o trabalho da AMI. A sua representante referiu que um dos objectivos da associação é levar o seu trabalho junto das escolas, no sentido de sensibilizar a população estudantil para os contrastes que existem no mundo, e suscitar a vontade por parte dos alunos de contribuírem para um mundo melhor, tornando-se cidadão activos.

A temática foi interessante, pois foi ao encontro do programa de Ciências Naturais do 9º ano, no âmbito do estudo da saúde individual e comunitária.

Turma 9ºA da EB 2/3 de Manteigas

Sobre o autor

Leave a Reply