Abrantes
Igreja da Misericórdia: vários painéis do séc. XVI, entre eles, a Anunciação e Natividade, atribuídos a Gregório Lopes.
Aveiro
Museu de Aveiro: uma Natividade proveniente do antigo convento, atribuída à oficina de Grão-Vasco, e uma Sagrada Família dos bairristas, atribuída à oficina de Machado de Castro.
Coimbra
Museu Machado de Castro: um retábulo, em alto-relevo em madeira policromada, representando a Natividade, na colecção de arte flamenga, proveniente do Real Colégio das Ursulinas das Chagas, em Coimbra, do início do séc. XVI. Vários retábulos de autores desconhecidos da escola de mestres estrangeiros, como Chanterenne, João de Ruão ou Hodart.
Estremoz
Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia: na colecção de bonecos de Estremoz, em barro cozido e polícromo, várias figurinhas de presépios, profano-religiosas.
Igreja Matriz: uma tábua de pintura primitiva portuguesa, A Adoração dos Reis Magos, do séc. XVI
Évora
Igreja Matriz de S. Mamede: na capela-mor, A Adoração dos Pastores, num painel de pintura primitiva portuguesa (c.1550).
Convento de Santa Clara: na sacristia, O Nascimento, numa tábua quinhentista.
Museu de Arte Sacra: A Adoração dos Magos: em tábuas maneiristas do séc. XVI.
Funchal
Museu de Arte Sacra: A Adoração dos Magos, parte de um tríptico atribuído a um artista desconhecido da Escola de Antuérpia, da Igreja de Machico.
Guimarães
Museu de Alberto Sampaio: no altar de D. João I, oferecido pelo rei a Santa Maria de Guimarães, a Natividade, no painel central, e a Adoração dos Pastores e dos Reis Magos, nas abas.
Lamego
Museu de Lamego: A Anunciação, A Adoração dos Magos e a Adoração dos Pastores, em painéis de pintura sobre tela, de autor não identificado.
Lisboa
Basílica da Estrela: o Presépio da Estrela, atribuído à escola de Machado de Castro, em terracota.
Convento do Sacramento: um presépio de autor desconhecido, com mais de 500 figuras.
Igreja da Madalena: Sagrada Família, atribuída ao escultor José de Almeida.
Mosteiro dos Jerónimos: nos nichos da porta lateral poente, A Anunciação, A Natividade e A Adoração dos Magos, conjuntos escultóricos moldados ao estilo renascença francês, da autoria de Chanterenne, que ali trabalhou a partir de 1517.
Museu Nacional de Arte Antiga: na secção de escultura, presépios e figurinhas de barro das oficinas setecentistas de António Ferreira, Barros Laborão e Machado de Castro. Adoração dos Pastores, em marfim, de fabrico europeu, do séc. XVIII.
Sé Patriarcal: presépio em terracota de Machado de Castro (1766), posteriormente acrescentado por J.J. Barros. É o único comprovadamente da autoria de Machado de Castro.
Mafra
Convento de Mafra: presépio em madeira, de José de Almeida, escultor setecentista que cursou a Academia de Belas Artes de Roma.
Óbidos
Igreja de Santa Maria: a Adoração dos Pastores e a Adoração dos Magos, pinturas sobre madeira do primeiro quartel do séc. XVI, no retábulo do altar-mor.
Porto
Casa-Museu de Guerra Junqueiro: O Presépio, grupo escultórico em madeira, estilo flamengo, do início do séc. XVI.
Museu Soares dos Reis: na secção de pintura, Adoração dos Pastores, pintura a óleo sobre cobre, da escola italiana do séc. XVIII.
Santarém
Igreja de Santa Maria de Alcáçova: A Adoração do Menino Jesus, no altar-mor, uma tela do início do séc. XIX, muito danificada, atribuída a Wolkmar Machado.
Igreja do Hospital do Menino Jesus: A Adoração dos Pastores, pintura sobre madeira, no altar.
Setúbal
Museu de Setúbal: Presépio e Adoração dos Magos, de um políptrico da igreja de Jesus, no sector da pintura.
Viseu
Museu de Grão-Vasco: Adoração dos Magos, num políptrico de 14 painéis do retábulo do altar-mor da Sé de Viseu, de Vasco Fernandes, o Grão-Vasco.