A Comissão Europeia encontrou soluções para manter em atividade a Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO) apoiando uma iniciativa promovida pelo eurodeputado português José Manuel Fernandes, a quem o presidente da Comissão agradeceu: «Juntos demonstrámos que podemos encontrar soluções criativas e ultrapassar os processos burocráticos quando algo se perspetiva no interesse dos nossos cidadãos», disse Jean-Claude Juncker.
A Comissão Europeia pretende manter vivo o espírito da orquestra para benefício de todos os territórios europeus contando com ela para, nestes tempos difíceis, divulgar o espírito europeu de unida na diversidade, liberdade, criatividade e abertura. Em estreita cooperação com o Parlamento Europeu, o presidente da Comissão Europeia anunciou que foram encontradas soluções que permitem à Orquestra «prosseguir a sua atividade em 2016 e 2017 e mesmo para além desta data».
«A Orquestra de Jovens da União Europeia tem sido, durante os últimos 40 anos, símbolo da diversidade cultural da Europa. A Comissão tem a honra de apoiar a Orquestra desde o início [em 1976]. Quando tive conhecimento dos problemas financeiros que a Orquestra atravessava, fiquei muito preocupado e pedi imediatamente aos meus comissários que encontrassem uma solução», referiu Jean-Claude Juncker. José Manuel Fernandes, eurodeputado, foi um dos responsáveis por encontrar as soluções anunciadas pelo presidente da Comissão e que inclui soluções a curto e a longo prazo no âmbito do Programa Europa Criativa, o principal instrumento da UE para o financiamento do setor cultural. Vários Estados-Membros manifestaram o seu apoio à Orquestra durante o Conselho Cultura/Audiovisual da UE, que teve lugar a 31 de maio.
Os comissários europeus Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto; Günther Oettinger, comissário responsável pela Economia e Sociedade Digitais; e a vice-presidente Kristalina Georgieva, responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos, irão implementar as soluções encontradas. Os serviços da Comissão irão trabalhar os pormenores e garantir um controlo rigoroso da utilização dos fundos. Em paralelo, a orquestra é convidada a procurar outras fontes de financiamento complementar para expandir as suas atividades. Mais informação em: http://ec.europa.eu/portugal/news/european-union-youth-orchestra-euyo_pt
Orquestra de Jovens da União Europeia: um símbolo vivo da diversidade europeia
A Orquestra de Jovens da União Europeia foi fundada em 1976 com o objetivo de representar o ideal Europeu de uma comunidade que trabalha em conjunto promovendo a paz e a compreensão social. Durante estes últimos 40 anos tem sido um símbolo concreto da diversidade cultural da Europa, ao mesmo tempo que tem permitido a formação dos melhores jovens músicos europeus. Desde a sua fundação que é apoiada pelas instituições europeias e é a única orquestra do mundo que representa todos os 28 Estados-Membros. Atualmente, conta com jovens músicos de toda a UE, incluindo 6 portugueses.