Arquivo

Ordem de Mérito Civil para jornal “Reconquista”

O jornal “Reconquista” foi condecorado no Dia de Portugal pelo Presidente da República, durante as comemorações do 10 de Junho que se celebraram este ano em Castelo Branco.

O semanário daquela cidade, fundado há 66 anos, é a partir de agora membro honorário da Ordem de Mérito Civil. Agostinho Dias, diretor do “Reconquista”, assinala na última edição que a atribuição deste galardão «se traduz no reconhecimento do mérito do trabalho desenvolvido» desde 13 de maio de 1945. Por sua vez, Vitor Serra, administrador do semanário, explica que a distinção «honra não só o próprio jornal, mas todos aqueles – foram e são muitos – que ao longo dos anos contribuíram para o crescimento do “Reconquista”». Propriedade da Fábrica da Igreja da paróquia de São Miguel da Sé de Castelo Branco, o semanário tem uma tiragem de 14 mil exemplares por edição e mais de 10 mil assinantes.

Também o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API), João Palmeiro, considerou que esta condecoração constitui o reconhecimento de um jornal que «tem créditos firmados na região da Beira Interior» e tem trabalho feito junto dos jovens leitores graças ao projeto Educação para os Media, premiado em 2010 com uma menção honrosa da Associação Mundial de Jornais (WAN/IFRA). A Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da comunidade. A API congratulou-se ainda pela atribuição da Ordem de Mérito (Grande Oficial), a título póstumo, a Adriano Lucas, diretor do “Diário de Coimbra” e fundador de outros projetos editoriais. «Esta condecoração vem reconhecer o valor de um homem corajoso que criou jornais nalgumas das principais cidades portuguesas», disse João Palmeiro.

Sobre o autor

Leave a Reply