Arquivo

Open Nórdico de Parapente arranca sábado em Manteigas

Ao todo, serão 125 pilotos nacionais e internacionais que vão disputar a competição que termina quinta-feira

Arranca sábado na zona de Manteigas o Open Nórdico de parapente, uma das competições internacionais de maior prestígio da modalidade, que trará ao Vale do Zêzere 125 pilotos nacionais e estrangeiros até quinta-feira.

Esta é uma das competições de voo livre mais importante da Europa, numa organização da responsabilidade da Câmara de Manteigas, que convidou o Clube de Voo Livre Vertical para colocar este evento no calendário português da modalidade. A maior parte dos pilotos presentes chegam de países nórdicos como Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. No entanto, também os melhores portugueses, incluindo o atual campeão nacional, vão marcar presença, a par de pilotos de países como Rússia, EUA, Espanha, África do Sul, Austrália, Grécia, Hungria, Holanda, Nova Zelândia, Colômbia ou México. As provas decorrem todos os dias, assim as condições meteorológicas o permitam, com o início das mangas competitivas a estar agendado para as 12 horas, sendo que os pilotos terão que efetuar um percurso com distâncias que poderão variar entre os 60 e os 100 quilómetros, sagrando-se vencedor quem realizar o trajeto em menos tempo.

A organização vai utilizar os dois locais de descolagem do concelho que vão permitir a realização das mangas com qualquer direção de vento: a Azinha, na freguesia de Sameiro, com 700 metros de desnível, para os dias de vento sul e oeste, e a descolagem de Vale de Amoreira, com 300 metros de desnível, para os dias de vento norte e leste. Nas mangas competitivas os pilotos vão sobrevoar toda a área da Serra da Estrela e outras zonas da Beira Interior, entre Castelo Branco e Vilar Formoso. No decorrer da prova a sua posição poderá ser observada em tempo real via Internet. Este “software” inovador a nível mundial, produzido por uma empresa portuguesa (a Flymaster), também permitirá obter as classificações logo após o encerramento de cada manga. Além dos pilotos de competição, a região será visitada por muitos praticantes de voo livre que gostam de acompanhar de perto os grandes eventos. O secretariado e a cerimónia de encerramento terão lugar no Skiparque, em Sameiro.

O diretor técnico da prova é Vítor Baía, antigo selecionador nacional, para quem a organização do Open Nórdico constitui «um novo passo para que a Europa reconheça as grandes potencialidades e condições que a zona de Manteigas e da Serra da Estrela têm para os voos de competição».

Ricardo Cordeiro Pilotos da Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia vão estar em maioria em Manteigas

Open Nórdico de Parapente arranca sábado em
        Manteigas

Sobre o autor

Leave a Reply