Realizou-se na terça-feira, no Instituto Superior da Maia (ISMAI), o I Encontro sobre TV Local, subordinado ao tema “Perspectivas e desafios da identidade”.
O evento teve como principal objectivo abordar a televisão de proximidade e as suas actuais plataformas, procurando estender o debate aos teores mais controversos da existência e manutenção destes projectos em Portugal. Na iniciativa, que teve a organização do ISMAI, em colaboração com a Universidade do Minho (Braga) e Universidade de Vigo (Espanha), participou Luís Baptista-Martins, director de OINTERIOR TV, que abordou o tema “Modelos de desenvolvimento dos novos media”.
Ao final da manhã, Cristina Rebelo abriu o primeiro painel – “TV Local nos media tradicionais” – com a explanação da sua tese de doutoramento, sob o tema “TV Local: a nostalgia da identidade no contexto ‘portoguês’”. Moderado pela docente da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação de Vigo, Aurora Garcia, seguiu-se o debate entre os directores dos canais de cabo, Porto Canal (Juan Figeroa) e da RTV (Fátima Torres e Paulo Ferreira). À tarde, Luís Baptista-Martins (O INTERIOR TV), Manuel Costa (TV Braga) e Alberto Soares (Matosinhos TV) discutiram a problemática das “WEB TV’s e perspectivas e desafios da identidade”, num debate moderado pela docente da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação de Vigo, Mercedes Román Portas.