Não me lembro se o Vital fez o exame de admissão ao Liceu aqui na Guarda. Sei que no ano lectivo de 1955/56 ambos nos matriculámos (ou alguém o fez por nós…) no 1º ano e, em Outubro, lá estávamos para iniciar o nosso curso liceal. Ele, Vital, na turma G (a última masculina), eu na turma E. Como era da turma do meu conterrâneo e amigo Nelson de Almeida Nave, cedo o conheci e com ele comecei a conviver. Foi, porém nos anos lectivos seguintes (2º, 3º e 4º ) que, por pertencermos às mesmas turmas, a nossa amizade se foi intensificando. Junte-se a esse aspecto escolar, o facto de sermos praticamente vizinhos. O Vital morava no último andar da Vivenda Alcina, no Largo dos Correios, edifício que mantém ainda a mesma traça. Eu, na Rua do Campo, nº 21, junto à Pensão Beira Serra, no 2º andar direito, em edifício que ainda hoje (quase) mantém a mesma traça. Pertinho, como se vê. No 1º andar da Vivenda Alcina, vivia o nosso comum amigo e colega, o António Lopes Quadrado, companheiro de brincadeiras e de algum estudo em conjunto… Não muito, o q.b.. Com frequência nos juntávamos ou em casa do Sr. Moreira, ourives, pai do Vital, ou em casa do Dr. Quadrado, na altura Presidente da Câmara Municipal, pai do nosso colega e amigo. Lembro-me de algumas peripécias e pequeninas travessuras que não vêm agora à colação. Éramos alunos razoáveis. As qualidades invejáveis do estudante Vital Moreira só mais tarde se viriam a acentuar, fazendo dele no 3º ciclo (6º e 7º Anos) um aluno brilhante. Assim se manteria na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra onde, ainda hoje, como é do conhecimento geral, continua a ser um dos seus mais notáveis e ilustres Professores.
No nosso 4º ano do Liceu (1958/59), por razões de saúde, já não frequentei a parte final do 2º período escolar, bem como todo o 3º período. Tive, por isso, de repetir o ano. Os referidos colegas, como a maioria dos outros, seguiram o seu percurso normal e concluíram o 7º ano um ano antes de mim. Continuámos, pela vida fora, a ser bons amigos e, embora eu tenha ido para Lisboa, para a Faculdade de Letras, encontros ocasionais foram acontecendo. A amizade tem-se mantido, fortalecida por afinidades várias e diversas cumplicidades.
Tive pena de, por causa de compromissos anteriormente assumidos, não ter podido abraçá-lo, pessoalmente, quando, no passado dia 27 de Maio, Vital Moreira esteve na Guarda durante a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.
Guarda, 28 de Junho de 2009
António José Dias de Almeida