Arquivo

«O Unidos do Tortosendo quer continuar a crescer mas com sustentabilidade»

Cara a Cara – Paulo Bicho

P- Quais as principais modalidades do Unidos do Tortosendo?

R – Atualmente o Unidos do Tortosendo promove a prática de basquetebol desde da escolas de minibasquete ate aos sub-18 e a patinagem artística desde da iniciação até aos seniores.

P- A patinagem tem sido uma das grandes apostas do clube, considera que é uma modalidade que tem vindo a ganhar força no concelho?

R – A modalidade que tem raízes no clube há mais de 30 anos é o basquetebol, com conquistas distritais e nacionais todos os anos e em vários escalões. A modalidade da patinagem está no clube há cinco anos, estando sempre em crescimento e contando já com campeonatos distritais de clube e também a nível individual, tendo inclusivamente atletas a competir a nível nacional. No concelho da Covilhã existem mais dois clubes com patinagem, que têm vindo a trilhar o seu caminho, dando mais competitividade à modalidade, mas o Unidos do Tortosendo é a referência no distrito para a patinagem artística.

P – Quantos atletas teve o clube em competição esta época e espera vir a ter na próxima?

R – Esta época o Unidos do Tortosendo teve em competição cerca de 140 atletas dos 5 aos 18 anos. Para a próxima temos vindo a trabalhar na captação de mais jovens, masculinos e femininos, junto das escolas, apelando assim aos pais para a prática do desporto.

P- Pensam já em novidades para a nova temporada?

R – Para a próxima época vamos continuar a fazer o que se tem vindo a planear nos últimos nove anos, desde que estou à frente do clube, que é crescer mas com sustentabilidade, pois também temos responsabilidade no distrito dado que nos últimos anos temos competido a nível nacional e somos o clube que tem dado o maior número de atletas para as várias seleções distritais.

P- Atualmente quais a são principais dificuldades do clube?

R – O Unidos do Tortosendo, como tantas outras coletividades, dada a sua grandeza ao nível das instalações (pavilhão desportivo, anfiteatro para 400 pessoas, sede social e ginásio), necessita de apoio das autarquias e atualmente também necessitamos de meios logísticos tendo em conta o nosso número de atletas. No plano cultural, apesar de vários esforços para trazer espetáculos de nível nacional e até internacionais, não temos tido a adesão esperada dos sócios e, por vezes, da população em geral, o que é pena!

P- O Unidos do Tortosendo está a comemorar o 72º aniversário, quais os são os objetivos a alcançar?

R – Por ocasião destas comemorações foi realizado um sonho meu, enquanto presidente, e do Unidos Futebol Clube do Tortosendo: que foi fazer obra para o futuro e para o bem-estar dos sócios, dado que nos últimos 20 anos nunca tinha sido feito qualquer melhoramento no clube. Foi com grande esforço e trabalho de muitos de nós que renovámos os balneários do pavilhão desportivo e melhorámos a área social do clube, onde foi feito piso novo, instalados bilhares e iluminação e foi criado um novo acesso para a sede através de uma rampa para que as pessoas com mais dificuldades ou mobilidade reduzida também possam entrar. Foi ainda criado um espaço novo na sede, que mostra, através de dois painéis, todas as modalidades desportivas e culturais do clube desde a sua fundação. Ali estão também expostas as taças marcantes na história do Unidos. O clube tem igualmente uma vertente social, que nos honra muito e que consiste, por exemplo, no apoio aos nossos atletas com explicações e trabalhos de casa; na cedência de um espaço a uma associação de jovens da vila e do pavilhão desportivo à associação de reformados para a prática desportiva. Todo o trabalho do Unidos do Tortosendo nos últimos nove anos não teria sido possível sem o apoio de quem me tem acompanhado nas diversas direções do clube, dos sócios, atletas, pais, treinadores e colaboradores.

Perfil:

Presidente reeleito do Unidos Futebol Clube do Tortosendo

Idade: 52 anos

Naturalidade: Covilhã

Profissão: Ex-empresário, agora com função de diretor comercial

Currículo: Presidente do Unidos do Tortosendo há nove anos, secretário da mesa da Assembleia de Freguesia do Tortosendo, tendo sido candidato nas últimas eleições autárquicas pelo PS.

Paulo Bicho

Sobre o autor

Leave a Reply