Arquivo

O que falta fazer em Aguiar da Beira, Mêda e Trancoso?

A maioria dos candidatos a estas três Câmaras Municipais do distrito da Guarda apresenta as diversas ideias que tem para estimular o tecido económico do respetivo concelho.

Aguiar da Beira

A candidatura da CDU à Câmara de Aguiar da Beira lança projetos de calculadora na “mão”, tendo em vista o aproveitamento do potencial económico do concelho (mas também dos vizinhos):

Investir na agricultura e nas pessoas que nela trabalham é um dos caminhos possíveis já. A reflorestação com espécies autóctones permitirá o repovoamento com nova flora e fauna. Este “input” no sistema natural permitirá criar 12 empregos – oito diretos e quatro indiretos – por mil hectares. Agora é só fazer contas pelos milhares que há disponíveis em Aguiar da Beira, mas também na Mêda e em Trancoso.

Paulo Silva

Trancoso

A candidatura do PS à Câmara de Trancoso destaca como áreas essenciais para a fomentação da economia do concelho:

Trancoso necessita de reformular a sua estratégia económica. Apostar somente no turismo revelou-se um engano. É necessário apostar também em setores criadores de riqueza, capazes de criar emprego e, por sua vez, estimular o comércio, a atividade com mais tradição no concelho. Os setores agropecuário, da transformação dos produtos da terra, mas também a economia digital ou a economia social serão apostas forte do PS.

Amílcar Salvador

A candidatura do PSD à Câmara de Trancoso apresenta como principais eixos estratégicos para o desenvolvimento da atividade empresarial do concelho:

Dinamizar a atratibilidade turística e comercial de Trancoso através de uma intervenção de regeneração urbana no centro histórico; apoiar estrategicamente o setor agroalimentar; sinalizar os setores agro–florestal e rochas ornamentais como fileiras estratégicas para o desenvolvimento; reconverter e modernizar a praça municipal; desenvolver políticas conjuntas com a AENEBEIRA, principalmente ao nível da realização de eventos que promovam e potenciem os negócios das empresas do concelho, nomeadamente a Feira do Fumeiro, Feira de São Bartolomeu e outras iniciativas; possibilitar o acesso ao maior número possível de empresas, aos apoios ao investimento existentes no PRODER, gerido pela Raia Histórica; revitalizar e dinamizar as zonas industriais.

João Rodrigues

Mêda

A candidatura do PS à Câmara da Mêda defende como ideias fundamentais para a promoção da atividade económica e empresarial do concelho:

Considero fundamental para o desenvolvimento da economia local a criação de uma zona de acolhimento empresarial que permita condições de atratividade para a fixação de pequenas empresas e, ao mesmo tempo, permitir que os pequenos empresários do nosso concelho tenham melhores condições para expandir as suas empresas e, por conseguinte, criar mais postos de trabalho. Este espaço vai permitir estimular a capacidade criativa e empreendedora do concelho, bem como abrir a possibilidade de desenvolver novos negócios, atraindo pequenos investidores e proporcionando a aquisição de capacidade inovadora, diversificando e melhorando a atividade da economia local.

Anselmo Sousa

A candidatura apoiada pelo CDS à Câmara da Mêda apresenta como principal vetor para a dinamização da economia local:

A criação de um polo de desenvolvimento agropecuário associado à gestão do livro genealógico da raça ovelha Churra Mondegueira permitirá o desenvolvimento de produtos de excelência: o queijo e o borrego, permitindo a criação de riqueza para os produtores desta raça autóctone, bem como de outras raças através deste “chapéu”. O aparecimento de uma queijaria criará postos de trabalho diretos e indiretos desde a produção ao escoamento do produto. Nasce assim um produto que associado ao turismo terá um enorme impacto no desenvolvimento económico-social do concelho.

César Figueiredo

A candidatura do PPM à Câmara da Mêda indica como fator fundamental para a estimulação do tecido económico do concelho:

A Mêda encontra-se numa encruzilhada que espero que tenha saída. Só um projeto que relance a economia pode reter residentes e atrair regressos. Dar à agricultura mais importância com novos incentivos, facultar apoios técnicos aos viticultores e promover a reconversão das práticas tradicionais pode ser solução para o sector. Aproveitar as potencialidades turísticas será aposta forte da candidatura do PPM.

Lemos Damião

A candidatura do PSD à Câmara de Mêda denomina como “motor” primordial para o crescimento de projetos em termos económicos:

Uma das ideias-chave que funcionarão como vetores principais do plano de ação deste executivo, caso seja eleito, será a criação de um ninho/incubadora de empresas. Este possibilitará aos jovens medenses, e àqueles que aqui queiram investir, usufruírem da disponibilização de espaços a título gratuito, nomeadamente de Gabinetes e Secretariado Comum de apoio ao desenvolvimento das atividades criadas por essas pequenas e médias empresas, facilitando desta forma os denominados custos de operação.

Paulo Amaral

O INTERIOR contactou todos os candidatos de Aguiar da Beira, Mêda e Trancoso, mas nem todos responderam em tempo útil.

Sobre o autor

Leave a Reply