Arquivo

O Natal sai à rua para dinamizar o comércio do Nordeste da Beira

Trancoso é um dos exemplos da colaboração profícua entre a AENEBEIRA, a Raia Histórica e a autarquia

Animação de rua, teatro, música, oficinas, concursos de montras e a indispensável Iluminação de Natal, há de tudo um pouco para dinamizar o comércio tradicional por estes dias e reforçar a atratividade das zonas históricas dos municípios do Nordeste da Beira. Trancoso é um dos exemplos da colaboração profícua entre a AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, a Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira e a autarquia.

Como habitualmente, a AENEBEIRA organiza mais uma edição do concurso de montras, ao qual concorrem 38 montras de 23 estabelecimentos comerciais do concelho de Trancoso. «Não há prémios, só certificados de participação», adianta António Oliveira, presidente da associação empresarial, segundo o qual o objetivo da iniciativa é «dinamizar a atividade e tornar o comércio tradicional mais atrativo, contribuindo também para atenuar a crise que se vive e ajudar ao negócio». Este ano, a AENEBEIRA associou-se ainda a uma iniciativa semelhante em Celorico da Beira, em parceria com o município local, que foi antecedida de uma ação de formação em vitrinismo para «dotar de competências na preparação de montras os comerciantes da vila», acrescenta. De resto, o dirigente acredita que este pequeno contributo, associado à dinâmica da animação natalícia calendarizada, pode proporcionar um «ambiente convidativo» para que as pessoas façam compras. «Tenho a esperança de que este Natal possa ser um pouco melhor que o anterior, até porque este ano os funcionários públicos voltaram a receber o subsídio e isso tem sido a causa de alguma da retoma que tem havido no consumo das pessoas desde novembro».

Em Trancoso, a Câmara complementa estas atividades com um concerto de Natal (amanhã à noite) no Teatro Municipal e uma feira de artesanato urbano no Largo D. Dinis no fim de semana. De resto, esta praça vai ser o centro das atenções até à Consoada, acolhendo ainda a oficina do Pai Natal e a tradicional fogueira de Natal, enquanto o mercado tradicional dos produtos locais, agendado para o domingo, decorre no mercado municipal. Mais tarde, no dia 29, a Orquestra Juvenil de Aguiar da Beira dá um concerto de fim de ano no Convento dos Frades e há festa para assinalar a Passagem de Ano no Largo D. Dinis. Segundo o chefe de gabinete do presidente da Câmara de Trancoso, com estas atividades pretende-se «trazer pessoas à cidade e dinamizar o comércio local». Luís Salvador considera que o programa é «diversificado e de qualidade» e destaca a realização do mercado de produtos locais, onde «os agricultores e produtores locais vão poder escoar os seus produtos», como hortaliças, nomeadamente as couves de Natal, licores, doces, enchidos e queijos.

Comboio turístico promete animação em cinco concelhos

Já a Raia Histórica estreia-se este ano na animação de Natal com um programa de atividades que abrange os cinco concelhos da sua área de abrangência (Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Mêda e Trancoso). «Temos iniciativas comuns nestes municípios, como os convívios de idosos, teatro, música e pinturas faciais para os mais pequenos e o comboio turístico, depois cada autarquia programou as suas iniciativas, sendo certo que estas propostas vão ser um chamariz para estas vilas e cidades», considera Sales Gomes. O presidente da direção da Raia Histórica espera também que estas ações contribuam para aumentar a atratividade do comércio tradicional e das zonas históricas destas localidades do Nordeste da Beira. De acordo com o responsável, o projeto foi candidatado ao PACA (Plano de Animação e Aquisição de Competências), no âmbito do PRODER, e representa um investimento de 57 mil euros «com tudo incluído». O comboio turístico promete ser um dos atrativos desta iniciativa, pois, além de ser gratuito, permitirá conhecer melhor os principais pontos de interesse daquelas cidades e vilas. A composição começa a circular na Mêda, onde estará amanhã e no sábado, seguindo-se Trancoso (dias 23 e 24), Pinhel (26 e 27), Figueira de Castelo Rodrigo (28 e 29), Almeida (dia 30) e Vilar Formoso (dia 31).

A iluminação de Natal é um adorno incontornável no cenário urbano nesta quadra

Sobre o autor

Leave a Reply