Arquivo

O jazz de Jeremy Pelt no TMG

Fim-de-semana dedicado ao jazz na Guarda, com dois espectáculos e um concerto pedagógico

O trompetista Jeremy Pelt actua sábado à noite no TMG, no âmbito do Festival de Jazz da Guarda. O músico norte-americano é o cabeça-de-cartaz desta segunda edição do “Jazz nas Alturas” e apresenta-se no grande auditório com o seu quinteto para um concerto único em Portugal.

Na Guarda, Jeremy Pelt toca com J.D. Allen (saxofone tenor), Danny Grissett (piano), Vicent Archer (contrabaixo) e Derrell Green (bateria). Eleito cinco anos seguidos como «estrela em ascensão» pela “Downbeat Magazine” e pela Associação de críticos de jazz dos EUA, Jeremy Pelt é um dos mais conceituados trompetistas norte-americanos da actualidade. Concluiu os seus estudos de música no Berklee College of Music e rumou a Nova Iorque em 1998, onde rapidamente se juntou à Mingus Big Band, actuando em dezenas de bares da “big apple”. Foi o ponto de partida para a sua carreira, tendo actuado com “monstros sagrados” como Jimmy Heath, Frank Wess, Charli Persip, Keter Betts, Frank Foster, John Hicks, Ravi Coltrane, Winard Harper, Vincent Herring, Ralph Peterson, Lonnie Plaxico, Cliff Barbaro, Nancy Wilson, Bobby Short, Bobby “Blue” Bland, The Skatalites, Cedar Walton, entre muitos outros. Actualmente, para além do quinteto que apresenta neste concerto, Pelt é também membro de outras formações de jazz como o Lewis Nash Septet e The Cannonball Adderley Legacy Band, revisitando temas de Louis Hayes.

A anteceder este grande espectáculo há um concerto pedagógico no pequeno auditório, com início marcado para as 16 horas. Nesta sessão do projecto “Famílias ao Teatro”, um trio de músicos vai interpretar temas conhecidos da história do jazz e explicar os segredos deste género musical. Os protagonistas são Vasco Gomes (bateria), Nuno Correia (baixo) e Tiago Machado (piano). O “Jazz nas Alturas” tem mais um capítulo amanhã à noite, com o gipsy jazz do Biel Ballester Trio. A música deste grupo espanhol teve honras de destaque na banda sonora de “Vicky Cristina Barcelona”, o último filme de Woody Allen. No TMG, o trio vai tocar os “standards” mais conhecidos deste género, cujo mentor foi Django Reinhardt, mas também incorporar novas tendências marcadas pelos actuais ritmos de bossa-nova e rumbase boleros. Biel Ballester (guitarra solo), Leonardo Hipaucha (contrabaixo) e Graci Pedro (guitarra rítmica) são os seus intérpretes.

Jeremy Pelt já tocou com inúmeros “monstros sagrados” do jazz norte-americano

O jazz de Jeremy Pelt no TMG

Sobre o autor

Leave a Reply