Arquivo

Nuno Costa reeleito na AAUBI

Eleições ficaram marcadas por uma abstenção de 87 por cento

Nuno Costa foi reeleito na última quarta-feira para a direcção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), derrotando a lista adversária, encabeçada por Pedro Fonseca, num acto eleitoral marcado por 87 por cento de abstenção.

Dos mais de cinco mil alunos inscritos na universidade, apenas 679 exerceram o seu direito de voto. Destes, 452 votaram na lista de Nuno Costa para todos os órgãos sociais da AAUBI, que irá liderar os destinos da academia até Dezembro. A lista de Pedro Fonseca, também estudante de Economia, reuniu apenas 173 votos, havendo ainda 19 votos nulos e 35 em branco. Para o reeleito Nuno Costa, que se tinha demitido em Dezembro passado com a equipa que o acompanhava na sequência da aprovação dos novos estatutos que estabelecem eleições coincidentes com o ano civil, houve diversos factores que contribuíram para a enorme taxa de abstenção. «Os estudantes não estão habituados a votar nesta altura e o dia também não foi o mais apropriado», especifica, ao recordar que muitos dos alunos não foram sequer à universidade no dia de eleições pelo facto de terem comemorado na noite anterior o Dia Internacional da Mulher. Empenhado em dar continuidade ao programa que vinha sendo desenvolvido, Nuno Costa, antigo aluno do IPG, terá como prioridade «a gestão financeira» da associação até ao final do mandato, cujos exercícios de 2003 e de 2004 estão ainda por aprovar.

Daí que algumas actividades desportivas e culturais fiquem por realizar este ano, nomeadamente os Festivais de Música Étnica e de Música Moderna. Por enquanto, apenas se prevê a realização da tradicional Semana Académica e de algumas actividades pontuais, como exposições na sede dos estudantes e a preparação do novo ano lectivo. A «adequação e regularização dos estatutos dos núcleos de licenciatura» aos novos regulamentos da AAUBI é também uma das finalidades do estudante de Economia, que não esquece ainda a luta contra as propinas, melhor acção social, a implementação do Processo de Bolonha e a revisão da lei do financiamento do Ensino Superior. O presidente reeleito da AAUBI pretende ainda implementar novas normas de gestão da “casa azul” para permitir melhores condições de trabalho e de reunião aos núcleos da AAUBI. Já para Pedro Fonseca, candidato da lista “F”, a elevada taxa de abstenção neste acto eleitoral é um sinónimo da «desmotivação dos estudantes» face ao actual sistema educativo. O candidato derrotado tinha lançado a candidatura semanas antes do escrutínio, designando-se como “lista Fantasma”. Os problemas que afectam a UBI, desde a Acção Social aos serviços académicos, e falta de instalações adequadas no pólo Ernesto Cruz foram algumas das razões que o levaram a disputar a “casa azul”.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply