Arquivo

Nuno Abreu candidato à Câmara de Gouveia

Resolver a situação precária das 97 trabalhadoras da Belino & Belino é a bandeira do jovem cabeça de lista da CDU

Nuno Ricardo Dinis de Abreu é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Gouveia. Com apenas 26 anos, este jovem comunista apresentou publicamente a sua candidatura na última segunda-feira e está apostado em «mudar a sério» a forma de gerir os destinos de um concelho «farto da alternância e da bipolarização PS/PSD», disse.

O candidato quer «resgatar» o muicípio do «marasmo e do “flagelo dos três d’s” (desemprego, degradação social e desertificação) para onde estes dois partidos o lançaram». Nuno Abreu entende que Gouveia não pode continuar sem a definição de um Plano de Desenvolvimento Estratégico, voltado para a criação de emprego e a potenciação de novos investimentos. Daí considerar «vital» a participação dos jovens e a sua inclusão na gestão do município para vencer a «inércia reinante e abrir horizontes para o desenvolvimento». Para tal, pretende revitalizar o papel do Conselho Municipal da Juventude, através do qual as associações juvenis podem fazer chegar os seus anseios ao executivo e intervir na definição das políticas de juventude.

Nuno de Abreu defende ainda a solidariedade permanente da autarquia para com os seus munícipes, algo que não terá acontecido nos últimos anos, «como demonstra a situação das 97 trabalhadoras da Belino & Belino que ficaram desempregadas e privadas dos seus direitos, com a conivência e cumplicidade de anteriores responsáveis autárquicos gouveenses e seus amigos do Governo de então». O cabeça de lista criticou também o actual executivo de Álvaro Amaro por dar «pouco mais do que palavras de conforto» aos trabalhadores daquela e de outras empresa encerradas. Considera por isso «urgentíssima» uma decisão política, já que executivo municipal e o Governo têm «a capacidade política e a obrigação moral e social de reparar esta clamorosa injustiça», sustentou, reafirmando o compromisso de «lutar sem descanso» para que a resolução deste problema.

Os objectivos de Nuno Abreu para Gouveia são «acabar» com as «negativas maiorias absolutas», equilibrar e democratizar a gestão autárquica e promover a discussão pública de todas as obras essenciais. O candidato deixa um apelo aos gouveenses para que olhem para o seu projecto como a «verdadeira alternativa de mudança para Gouveia». Maria do Céu Ferreira vai liderar a lista à Assembleia Municipal.

Sobre o autor

Leave a Reply