O Núcleo Sportinguista da Guarda perdeu no último fim-de-semana, em Viseu, com a formação do Gumirães por 93-51. Foi impossível evitar a derrota, não por faltarem argumentos à equipa da Guarda, mas sim pela “habilidade” com que os viseenses montaram todo um processo que não deu hipóteses ao Núcleo de ganhar mais um jogo. Desde o início do encontro que os guardenses sentiram na pele como seria difícil regressar de Viseu com a vitória.
O jogo até começou muito equilibrado, mas a partir do 3º período a tarefa começou a ser mais difícil, já que aumentou significativamente o número de atletas castigados com faltas de todo o tipo, desde pessoais, a técnicas e anti-desportivas, a que se juntaram os erros arbitrais. A intenção de prejudicar o NSG ficou então clara por parte da equipa de arbitragem. Ainda assim, a turma guardense foi cumprindo, sem cair na asneira de reagir às provocações. Contudo, houve um atleta do Núcleo expulso, que irá certamente fazer falta nos próximos jogos. Carlos Lucas salienta, no entanto, que é nos momentos difíceis que vem ao de cima o espírito de equipa: «A nossa postura é grande e é nos momentos difíceis que conseguimos ser muito consistentes e unidos. Somos das poucas equipas que andam no basquetebol porque gostam de jogar e divertimo-nos imenso praticando esta modalidade, sem contrapartidas financeiras. Por isto, custa a certas pessoas e equipas com outros meios financeiros perderem com a equipa do Núcleo Sportinguista da Guarda, preferindo ganhar, não no jogo em si, mas com sistemas que certamente não trarão resultados no futuro, e deturpando a realidade desportiva», criticou. Pelo NSG jogaram Carlos Lucas, Pedro Almeida, David Silva, Eduardo Bernardo, José Neto, Frederico Fonseca, Armando Machado, João Pinto, Pedro Pires e Rui Ramos. No próximo fim-de-semana, o NSG disputa uma jornada dupla. Recebe no sábado o Conimbricense, no pavilhão de S. Miguel, pelas 17h30, enquanto viaja até Pombal no domingo.
No campeonato regional júnior, a equipa do Núcleo levou de vencida o Seia Basket por 63-55, num jogo realizado em São Romão. Partida viva e vibrante, embora com alguns erros pelo meio, os jovens do Núcleo Sportinguista reagiram e tudo fizeram para trazer a vitória. Com algum nervosismo pelo meio, acabaram por confirmar e somar mais uma vitória.