Um carro que representa um «ícone máximo da desportividade». É deste modo que os responsáveis pela Seat caracterizam o novo Leon, cuja apresentação à comunicação social regional decorreu na Guarda no final da última semana. O novo modelo vai ser comercializado no nosso país a partir de amanhã.
Segundo Cátia Gonçalves, relações públicas da Seat, o novo Leon «evoluiu muito» face ao anterior modelo, com um «design inovador e muito arrojado», destacando-se a expressividade das suas ópticas e a grande grelha dianteira. Com a segunda geração do Leon, a Seat lança no mercado o terceiro modelo da sua nova gama de produtos iniciada com o Altea e, posteriormente, com o Toledo. O novo Leon surge com uma elegante carroçaria que combina a imagem desportiva de um coupé com a funcionalidade de uma viatura de cinco portas. Às suas formas elegantes e desportivas, o carro junta qualidades dinâmicas extraordinárias e uma técnica apurada. O porta-bagagens aumentou a sua capacidade num litro (341 litros) em relação ao anterior Leon e além disso apresenta um formato mais prático e aproveitável. O Leon é comercializado com duas motorizações a gasolina (1.6 e 2.0) e outras duas a diesel (1.9 Tdi e 2.0Tdi, com 140 cavalos). Os motores 1.6 e 1.9 TDI estão associados a uma caixa manual de cinco velocidades, enquanto os mais potentes (2.0 TFSI, 2.0 FSI e 2.0 TDI) apresentam caixas de seis velocidades.
De todas as motorizações, destaque para o novo propulsor de quatro cilindros e 2.0 litros com tecnologia FSI de injecção directa, sobrealimentado por um turbo que forma uma peça apenas com o colector de escape. O motor 2.0 TFSI de 185 cavalos (136 Kw) será o mais potente da gama Leon e chegará ao mercado antes do final do ano. No que toca à segurança, conta com importantes inovações no que toca à segurança activa, sendo o programa electrónico de estabilidade (ESP) uma das maiores novidades. O bloqueio electrónico do diferencial EDS e o assistente de travagem de emergência EBA estão complementados por novos sistemas como o Overboost, que permite realizar travagens máximas com temperaturas elevadas nos discos. O Leon surge ainda com uma série de «soluções inovadoras» a nível de tecnologia, sendo o comportamento e agilidade, performance e design alguns dos seus «pontos fortes». Por último, Cátia Gonçalves garante que o novo modelo oferece preços «extremamente competitivos», apresentando uma «excelente relação qualidade/preço» quando comparado com vários modelos da concorrência. A versão 1.6 (102 cv) está disponível a partir de 21.440 euros e de 26.500 euros no 1.9 TDi.