Arquivo

Novo recorde nacional de voo livre a partir de Sameiro

Pedro Lacerda percorreu 188 quilómetros e aterrou perto de Évoramonte

Sameiro entrou para história do parapente nacional. No passado dia 14, Pedro Lacerda (Associação de Voo Livre de Sintra) bateu o recorde nacional de voo livre ao percorrer 188 quilómetros entre aquela localidade do concelho de Manteigas e a zona de Évoramonte, no município de Estremoz. A proeza aguarda homologação por parte da Federação Portuguesa de Voo Livre.

O piloto voou durante pouco mais de cinco horas e meia entre a Serra da Estrela e a planície alentejana. Segundo disse ao “Diário de Notícias”, «o tempo certo ajudou bastante» a alcançar esta nova marca, já que apanhou «um bom vento de Nordeste depois de ter conseguido subir rápido até aos 1.500 metros de altitude». Pedro Lacerda, que é o actual líder do nacional da modalidade, acrescentou ainda que na véspera tinha conseguido voar durante sete horas, tendo alcançado Castelo de Vide. O anterior recorde de voo livre foi obtido no ano passado, quando Leonardo Lagoa percorreu 170 quilómetros entre Castelo de Vide e Talayuela, na Estremadura espanhola, perto de Cáceres.

Desde 2004 que o sítio da Azinha, entre Sameiro e Vale de Amoreira, passou a ser uma boa alternativa para a prática do parapente na região. A descoberta coube a Vítor Baía, antigo seleccionador nacional, para quem aquele local será um dos melhores do país para competição. «Isto é um autêntico elevador, mesmo no Inverno», disse na altura.

Sobre o autor

Leave a Reply