Arquivo

Nossa Senhora da Esperança – a devoção que une dois povos

Nossa Senhora da Esperança é, em Belmonte , um padrão efectivo do descobrimento do Brasil. Cenrtando o altar esquerdo lateral da Igreja Mariz de Belmonte é a imagem que Pedro Álvares Cabral levou consigo na nau que aportou ao Brasil.

A imagem de Nossa Senhora da Esperança, do século XIV-XV. Faz-lhe companhia uma miniatura da Cruz de Ferro existente em solo brasileiro precisamente no local onde terão chagado as naves lusas e uma pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida, esta do Brasil.

A simbologia do Descobrimento está aqui nesta amistosa “ vizinhança” que comparte o espaço de um altar . Sob a protecção e invocação da Senhora da Esoerança, os descobridores encetaram a aventura portuguesa através dos mares desconhecidos e teria sido frente à imagem venerada em Belmonte que em 1500 Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa em solo brasileiro, presumivelmente em Santa Cruz de Cabrália.

Dizem os relatos que sob um altar improvisado, encontrava-se a imagem de Nossa Senhora da Esperança, que acompanhara a expedição, e que uma inscrição explica ter sido a “Imagem de N. Sra. Da Esperança, que acompanhou Pedro Álvares Cabral, na viagem do descobrimento do Brasil” testemunhada em 1924 na “História da Colonização Portuguesa no Brasil” de Jaime Cortesão.

Uma réplica desta imagem histórica foi levada para o Brasil em 23 de Abril de 1969 e colocada num altar improvisado no local onde era o barracão e posteriormente, após a conclusão da igreja, para lá transferida.

Antes, porém, a 27 de Abril de 1962, uma comissão constituída por representantes das províncias da Beira Alta e Beira Baixa, presidida pelo Bispo da Guarda, entregou à Arquidiocese de Brasília uma cópia fiel da imagem de Nossa Senhora da Esperança que foi entronizada na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na capital do Brasil.

Em porto Seguro, essa comissão promoveu uma romaria a 26 de Abril do mesmo ano onde o bispo da Guarda, D. Policarpo da Costa Vaz, celebrou missa no local onde 462 anos antes fora celebrada a primeira eucaristia nas terras de Santa Cruz. Estabeleceu-se então a tradição de em Belmonte e Porto Seguro ser celebrada a missa com invocação a Nossa Senhora da Esperança.

A imagem de Belmonte regressou ainda ao Brasil em 1985 por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro.

E é assim que mo altar esquerdo da Igreja de Santa Maria, de Belmonte, a imagem da Senhora da Esperança tem por companhia uma outra, a de Nossa Senhora da Aparecida, brasileira, reforçando assim laços de amizade entre dois povos, há cinco séculos irmanados.

E tudo começou em Belmonte !

• José Domingos

Nossa Senhora da Esperança - a devoção que
        une dois povos

Sobre o autor

Leave a Reply