Música, teatro, dança, poesia e performances criativas invadem amanhã à noite o Paço da Cultura, na Guarda. Esta “ocupação” cultural é promovida pela oficina de teatro da Associação Guarda 1056, que também aproveita para apresentar os exercícios finais da formação realizada entre abril e julho.
Entre as 19 horas e as quatro da manhã, os protagonistas do “Paço com Passo” são o Conjunto Rosinha e o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda, a acordeonista Helena Rodrigues, o músico Aleksis Uss (Letónia), o guitarrista David Ribeiro, António Santos (performance de fogo), os grupos Black Velvet e Radicais Livres e o Dj Gambozino – aka João Neca. A entrada é livre, mas a organização agradece todas as contribuições apelando à «fraternidade económica e promovendo a democratização da cultura». Cabe ao histórico e tradicional Conjunto Rosinha abrir o palco, seguindo-se um repertório de tangos e fados soprados pelo acordeão de Helena Rodrigues. O músico letão Aleksis Uss interpretará depois alguns temas de “world music”, antes da atuação do Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda. A primeira parte da noite termina com o concerto do guitarrista clássico David Ribeiro, acompanhado de uma performance de fogo de António Santos.
Sem tempos mortos no programa, o capítulo seguinte do “Paço com Passo” pertence ao grupo da oficina de teatro da Associação Guarda 1056. Em cena estarão as dramaturgias “A Psicanalista” (interpretada por Bárbara Valente e Sofia Duarte Tavares), “Você quer ser deputado?” (Bruno Almeida) e “A História do Homem que se converteu em cão” (Diogo Morgado, José Pereira, Manuel Tavares e Sandra Pereira Ladeiro). O final desta noite única e irrepetível é da música com a atuação das bandas Black Velvet (Gui, Mariana Lisboa e Noémia Souto) e Radicais Livres, um projeto que inclui poesia e teatro de Cláudia Dias, Diogo Morgado, Gaby da Cruz e Tiago Silva. E com isto tudo já serão duas da manhã, hora do DJ Gambozino transformar o Paço da Cultura numa pista de dança reservada às músicas «deste e do outro mundo». Esta iniciativa inédita conta com o apoio da Câmara da Guarda e do Centro Cultural.