Arquivo

NERCAB vai edificar Centro de Formação Empresarial no Tortosendo

Câmara da Covilhã e privados investem em projectos de milhões de euros

O Núcleo Empresarial da Região de Castelo Branco (NERCAB) vai construir um Centro de Formação Empresarial da Cova da Beira na zona do Parque Industrial do Tortosendo, na Covilhã. A escritura de compra e venda de três lotes de terreno realizou-se ontem na Câmara Municipal da Covilhã. A celebração foi seguida da assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a autarquia e o NERCAB, bem como da celebração do Contrato de Adjudicação entre o Núcleo Empresarial e a empresa adjudicatária da obra.

Segundo o protocolo assinado ontem no salão Nobre dos Paços do Concelho os terrenos para a instalação da nova estrutura serão cedidos pela autarquia da Covilhã. O acto celebrado visa a construção do Centro de Formação da Covilhã, uma estrutura que vai servir toda a zona norte do distrito de Castelo Branco. O edifício vai dispor, para além das áreas de formação, de um auditório com 250 lugares, espaços para exposições e parque de estacionamento para 90 viaturas. A área total do terreno ronda os 16 mil metros quadrados, dos quais cerca de 9 se destinam exclusivamente à construção do imóvel de dois pisos. Está previsto que o investimento ascenda a 2,5 milhões de euros e calcula-se ainda que criará cerca de 50 empregos.

O projecto insere-se num conjunto de empreendimentos que a autarquia e privados têm levado a cabo, principalmente na Zona Industrial do Tortosendo, e que representam um investimento da ordem dos 50 milhões de euros. No lote de obras, estão incluídas, entre outras, a nova fábrica da Frulact, uma empresa ligada à transformação da fruta e que irá criar 150 postos de trabalho, e o Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. Um investimento que tem por objectivo constituir-se como pólo catalizador do desenvolvimento económico da região da Beira Interior, contribuindo para a fixação de empresas de base tecnológica e consequente fixação da população, aproveitando o potencial de oferta da Universidade da Beira Interior na área de I&D. Além destes, que estão agora a arrancar com as obras de infra-estruturas, estão ainda incluídos outros investimentos, nomeadamente a clínica de Diálise, as obras do Programa Polis e a ampliação da superfície do Modelo.

Sobre o autor

Leave a Reply