Arquivo

Nelson Oliveira fez dobradinha no Sabugal

Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada animaram durante três dias o concelho raiano

Nelson Oliveira esteve em destaque nos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada que se realizaram entre sexta-feira e domingo no concelho do Sabugal. O ciclista da Lampre/Merida venceu as provas do contrarrelógio, onde se superiorizou ao “super-favorito” Rui Costa, e de estrada ao vencer os 201 quilómetros da prova em linha que decorreu no Sabugal.

Na sexta-feira, o Soito acolheu as provas de contrarrelógio. Nelson Oliveira ganhou nos Elites e Rafael Reis (Banco Bic/Carmim) na categoria sub-23. Na prova principal, Nelson Oliveira cumpriu os 32,2 quilómetros do percurso em 42 minutos 08 segundos e bateu o campeão do Mundo e companheiro de equipa, Rui Costa, que veio ao Sabugal para tentar defender o título alcançado no ano passado. Costa gastou mais 38 segundos que o colega de equipa na Lampre-Merida e ficou-se pela vice-liderança. O homem do bronze nestes “Nacionais” foi Sérgio Sousa. O corredor da Efapel-Glassdrive completou o trajeto com mais 49 segundos que o vencedor. Nos sub-23, Rafael Reis ficou à frente de José Fernandes (Cartaxo/CC José Maria Nicolau) e Carlos Ribeiro (Anicolor) que somou 1 minuto e 42 segundos ao melhor tempo.

No sábado, realizou-se a prova em linha dos sub-23 que partiu e saiu do Sabugal, com o vencedor a ser Joaquim Silva ao ser o mais rápido a completar os 167,5 quilómetros da prova de fundo. O jovem de 22 anos, da equipa Anicolor, gastou 4 horas e 50 minutos para chegar ao título deixando a quase 3 minutos Samuel Magalhães (Liberty Seguros), enquanto Ricardo Ferreira (Rádio Popular) foi o terceiro. O percurso de 167,5 quilómetros foi delineado em sistema de circuito, onde cada volta tinha um total de 33,5 quilómetros com início no Sabugal, passagem na Aldeia Histórica de Sortelha e uma dura subida de quase três quilómetros depois da freguesia de Quarta-Feira. Um percurso duro, que fragmentou o pelotão inicial de 64 unidades, não permitindo que a média final fosse além dos 34,5 Km/h e que apenas 24 corredores o conseguissem completar. No domingo, Nelson Oliveira voltou a dominar na prova em linha cumprida em sistema de circuito igual ao dos sub-23 mas com a extensão de 201 quilómetros, sagrando-se Campeão Português de Ciclismo de Estrada. O corredor da Lampre/Merida gastou 5 horas e 32 minutos para chegar ao título deixando a cinco segundos Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive) e a 12 segundos Tiago Machado (NetApp-Endura). Na última passagem pela meta, Tiago Machado, que tenta chegar ao título há vários anos, seguia isolado com, mas foi perdendo vantagem e, nos derradeiros metros, acabou ultrapassado por Nelson Oliveira e Sérgio Sousa. A média final nos longos e duros quilómetros do Sabugal atingiu apenas os 36,11 Km/h e completaram os “Nacionais” 28 corredores. Após a conquista da “dobradinha”, o especialista na luta contra o relógio, onde já foi campeão diversas vezes, disse já não se lembrar da última vitória numa prova em linha: «Saio daqui com motivação extra para treinar e para levar a Camisola Nacional para o estrangeiro durante o próximo ano, se possível já a começar no Tour de França», sublinhou.

Ricardo Cordeiro Nelson Oliveira bateu o campeão do Mundo e companheiro de equipa, Rui Costa, (à esquerda) que veio ao Sabugal para tentar defender o título

Sobre o autor

Leave a Reply