O violoncelista covilhanense Nelson Ferreira, vencedor da última edição do Concurso de Instrumentos de Arco “Júlio Cardona” naquela classe, regressa esta noite aos palcos da “cidade neve” para um recital. O jovem músico, que também se tem destacado no estrangeiro, actua no Teatro-Cine acompanhado da pianista Yoko Misumi.
Nelson Ferreira começou os estudos musicais na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e concluiu a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra. Posteriormente, estagiou com as orquestras Portuguesa das Escolas de Música, Aproarte, Metropolitana de Lisboa e do Norte. Participou em “master classes” de violoncelo e de música de câmara com violoncelistas nacionais e internacionais. Na segunda edição do Concurso Internacional “Júlio Cardona”, obteve ex-aequo o segundo prémio de violoncelo nível “B” e o prémio de melhor interpretação da peça obrigatória. Já no ano passado foi vencedor da classe A, bem como dos prémios do público e de Melhor Covilhanense. Em Maio de 2005 participou no concerto comemorativo do 70º Aniversário de Arvo Pärt, integrado no Festival “Création – Récréation”, na Abadia Real de Fontevraud (França), como membro do Octeto de Violoncelos do Trinity College of Music, que integrava também Alexander Ivashkin, sob a direcção de Natalia Pavlutskaya.
Mais recentemente estreou-se como solista com a Orquestra Nacional do Tejo. Estuda actualmente no Trinity College of Music, de Londres, onde já obteve uma pós-graduação com distinção e frequenta o curso de pós-graduação avançada na classe de Natalia Pavlutskaya, sendo premiado com uma bolsa de estudos desta instituição. Por sua vez, a pianista Yoko Misumi também se tem destacado internacionalmente, tendo actuado na Alemanha, Portugal, Reino Unido e Japão, tanto como solista, como em duo, sendo de realçar a sua apresentação com a Trinity College of Music Symphony Ochestra. Enquanto estudante naquele colégio londrino, foi finalista nos concursos de piano “Joseph Weingarten, “Longmire” e vencedora do “Elizabeth Schumann Lieder Competition”. Obteve também o segundo prémio no “Intercollegiate Piano Competition” para a “Beethoven Piano Society of Europe” no Instituto Austríaco. Está a finalizar o “Master´s in Music”, na classe de Martino Tirimo.