Arquivo

NDS quer dar vida ao mercado de São Miguel

Coletividade da Guarda-Gare quer melhorar condições da praça e fazer regressar as pessoas com atividades variadas

Dinamizar o mercado de São Miguel, na Guarda-Gare, e melhorar as suas condições são alguns dos objetivos do projeto “Mercado (Com)Vida” selecionado para a iniciativa “Todos queremos um bairro melhor”, promovida pela Comunidade EDP e pela revista Visão. A candidatura foi idealizada pelo NDS e a votação está a decorrer até 31 de março no link http://comunidadeedp.pt/todosqueremosumbairromelhor.

Conforme noticiou O INTERIOR (ver edição de 8/01/2015), atualmente, a praça debate-se com a falta de condições e a ausência de vendedores. Os poucos comerciantes que ali continuam acusam a autarquia de não lhes prestar apoio e Álvaro Amaro de os ter esquecido depois das eleições. O edil reagiu dizendo que «não há qualquer projeto» para requalificar o espaço e que «a prioridade é o mercado municipal que, se tudo correr bem, abrirá em maio». Ora, os promotores pretendem aproveitar a oportunidade desta iniciativa para «melhorar o mercado da Estação e contribuir para uma vida melhor na vizinhança», tornando-o «um local atrativo, inovador, personalizado, acolhedor e capaz de conciliar o tradicional com o moderno». Para isso, pretende-se melhorar a imagem do mercado (colocar sinalética, limpar o espaço), divulgar o espaço e estabelecer parcerias para que seja capaz de «conciliar áreas como a gastronomia, cultura, lazer, comércio e turismo».

E para fazer regressar as pessoas ao mercado de São Miguel o NDS tenciona organizar feiras temáticas, festas tradicionais, debates e noites de gastronomia, entre outras atividades. A coletividade propõe-se ainda fazer uma «aposta forte» na comunicação para dar a conhecer as iniciativas e a nova imagem física do mercado, que existe há cerca de 30 anos e já teve outrora «uma dinâmica pró-ativa». Com este projeto orçado em 5.000 euros, o NDS – a candidatura foi feita em nome do seu presidente, Fausto Tavares, por não serem permitidas candidaturas de pessoas coletivas – espera manter os comerciantes atuais e trazer novos vendedores. Anteontem, o “Mercado (Com)Vida” ocupara a 12ª posição dos projetos mais votados.

Mercado municipal renovado reabre no sábado

Renovado e com o espaço de vendas reestruturado, o mercado municipal da Guarda reabre ao público no sábado. A cerimónia está marcada para as 10 horas.

As obras de requalificação consistiram na melhoria dos pavimentos, paredes, tetos e coberturas, rede elétrica e bancas, além da pintura, mas sobretudo na concentração de todas as secções de venda no rés-do-chão numa só área comercial «moderna, mais funcional e mais competitiva», refere a autarquia em comunicado. A intervenção dotou ainda o edifício de acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada. Entretanto, o município aproveitou a empreitada para lançar o slogan “Compre no Mercado Municipal. É nosso. É Natural” com o objetivo de impulsionar «a vivência comercial e aumentar a afluência àquele espaço de venda tradicional». A reabilitação do mercado municipal e da central de camionagem da Guarda foi adjudicada à Biosfera, empresa do grupo Baraças e Irmãos, de Pinhel, por 329 mil euros mais IVA.

Na altura, Álvaro Amaro admitiu que a intervenção ainda não tinha comparticipação financeira garantida, mas que seria candidatada em “overbooking” no anterior quadro comunitário de forma a obter um apoio da ordem dos 85 por cento. A obra foi consignada em meados de julho do ano passado e tinha um prazo de execução de 120 dias, tendo sido incluída no projeto da “Requalificação Urbana e Paisagística do Arco Comercial da Guarda”. A praça esteve fechada esta semana para permitir a conclusão da intervenção, mas o comércio grossista «não sofreu qualquer alteração, tendo como acesso os portões traseiros do edifício».

Luis Martins Projeto está em votação na iniciativa “Todos queremos um bairro melhor”

Sobre o autor

Leave a Reply