Arquivo

Não há elites no futebol distrital*

Na última edição de “O Interior” vem uma afirmação que deve ser o maior disparate que algum dia se escreveu sobre as associações desportivas da Guarda, a qual fere a dignidade da colectividade de que sou dirigente. Passo a citar: «Ao contrário dos restantes clubes da cidade, o NDS é actualmente um ponto de encontro de famílias dos mais diversos meios sociais…»

Tenho que admitir a minha ignorância ao não entender a inserção de um comentário que só tenta denegrir a imagem dos clubes desta cidade numa notícia que devia ser de celebração dos triunfos alcançados por um deles. Será que o senhor jornalista vestiu a camisola, ou por razões de natureza líquida, e, por motivos que me ultrapassam, decidiu que só no NDS é que vê «advogados com trolhas». Fraco jornalista esse e muito pouco conhecedor da realidade desportiva da cidade. (…) Convido-o desde já a vir ao Campo António dos Santos em dia de provas desportivas e verá, se estiver interessado na verdade, que não existem elites no nosso futebol, somos muito pequenos para essas “palhaçadas”.

Por outro lado, ainda bem que “O Interior”, ao contrário dos media de expansão nacional, dá importância aos triunfos das camadas jovens. Será que se daria tanta cobertura aos triunfos dos jovens do Benfica, ou qualquer outro clube, em relação ao plantel sénior se os jornalistas fossem todos da Guarda. Nesta cidade sem auto-estima qualquer notícia serve para a animar. Ainda bem.

Miguel Proença, vice-presidente do Mileu-Guarda Sport Clube

*Titulo da responsabilidade da redacção

Nota: É tão simples quanto isto: O NDS ganhou três títulos distritais, o Mileu nenhum. É uma maçada, não é? Até “O Interior” teve que fazer uma notícia sobre a festa do NDS. De facto, não há motivos, os miúdos só ganharam quase tudo no futebol juvenil da AF Guarda. Grande lata! E depois o jornalista não viu que o Mileu também é «o ponto de encontro de famílias dos mais diversos meios sociais». Francamente. Mas o que é que o Mileu – que felizmente é muito mais importante que esta birra – tem a ver com a notícia? O clube foi insultado ou denegrido na peça noticiosa? Nada disso. O sr. Miguel Proença só não gostou de ler que o NDS é um «ponto de encontro de famílias dos mais diversos meios sociais». Pronto. Há birras piores.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply