Arquivo

«Não é um livro humano, mas sim divino»

Editados os “Salmos Responsoriais para Coro Misto”, de Bernardo Terreiro

“Salmos Responsoriais para Coro Misto”, apresentado na última sexta-feira, na Escola Superior de Educação (ESEG), é o mais recente livro do padre Bernardo Terreiro. A nova obra do compositor de música orfeónica, natural de Almeida, editada pela ESEG, apresenta salmos responsoriais das missas dominicais ou festivas trabalhados para serem cantados por coros mistos, com acompanhamento de órgão.

A maior parte das peças foram feitas e cantadas pelos orfeões do Centro Cultural da Guarda e Coro Etnográfico de Almeida. De acordo com o autor, a harmonização dos salmos foram surgindo «aos poucos», ao longo de mais de 30 anos, à medida que aqueles grupos corais os necessitavam. Na sessão de apresentação, Álvaro Terreiro fez uma breve alusão ao historial dos salmos e das características do canto sagrado, tendo lembrado algumas das obras de Bernardo Terreiro e da «sua missão». O padre destacou o seu «dom» para a música e evocou igualmente o trabalho de cerca de 50 anos do musicólogo, que esteve 36 anos à frente dos Orfeões dos Seminários Diocesanos e mais de 30 na direcção do Orfeão do Centro Cultural da Guarda, sendo igualmente fundador dos Coros de Almeida (Orfeão Almeidense e Coro Etnográfico de Almeida). Quanto aos salmos, explicou tratar-se de orações cantadas nas sinagogas que exprimem sentimentos de louvor, sofrimento, ou alegria, ao mesmo tempo que descrevem aspectos sociais, civis ou religiosos.

Já para autor destes salmos, «este não é um livro humano, mas sim divino», ao qual se dedicou «dia e noite». Isto porque, apesar de no início ter interrogado a sua vocação enquanto padre, acredita que «é a sua missão». Por sua vez, Baptista Ribeiro, presidente da Câmara de Almeida, de onde é natural o compositor, considerou Bernardo Terreiro «um enriquecimento para o concelho». O edil recordou ainda os tempos em que conviveu com o compositor, nomeadamente enquanto aluno. «A nossa ansiada biblioteca tem luz verde para avançar e, em Abril ou Maio, espero ter lá as suas obras», acrescentou o autarca. A obra, que será uma referência no campo da música litúrgica, tem o prefácio de D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, e várias ilustrações da pintora Evelina Coelho. Já a sua publicação resulta de uma parceria entre as Câmaras de Almeida e da Guarda, além da ESEG.

Sobre o autor

Leave a Reply