Arquivo

Museus de portas abertas

Visitas guiadas, exposições, concertos e instalações multimédia durante três dias na Guarda

O Museu da Guarda tem entrada gratuita entre hoje e sábado, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema “Museus e os Jovens”. Durante três dias, os interessados têm à sua espera várias actividades para celebrar a efeméride, bem como a Noite dos Museus, que se assinala no sábado.

Ao programa há visitas guiadas às exposições permanente e temporária, neste caso a retrospectiva fotográfica dedicada a António Correia, bem como a possibilidade de participar na acção lúdico-pedagógica “Troca por Miúdos”. A iniciativa é inteiramente dedicada às crianças, que vão ter a oportunidade de exporem no museu as suas próprias colecções e de estabelecerem trocas de objectos entre si. Há ainda vários recitais de música pelos alunos e professores do Conservatório de S. José, uma instalação multimédia nos espaços exteriores da instituição e uma exposição/mostra de produções criativas (a partir das técnicas usadas na “street art”). Por outro lado, o museu apresenta instalações de graffitis criadas por Ricardo Teixeira expressamente para a Noite dos Museus e inspiradas no seu espólio. Ainda neste domínio, os visitantes serão chamados a criar grafitos numa mega-tela. No Sabugal, o museu municipal optou por convidar os alunos dos jardins-de-infância da cidade a visitar a mostra colectiva de artes plásticas de Carlos Oliveira, Gomes da Silva e Álvaro Ruas. Os pequenos artistas vão participar igualmente no atelier “Moldando o Barro”, onde poderão produzir a sua própria peça de arte, orientados pelo ceramista e escultor Carlos Oliveira. Esta actividade vai decorrer nos jardins do museu e vai envolver cerca de 100 crianças dos 3 aos 6 anos de idade.

No Museu de Lanifícios

Visitas guiadas, exposições, oficinas, poesia, visionamento de filmes, música e teatro são as propostas do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se comemora hoje, e a Noite dos Museus.

Iniciativas que vão decorrer nos dois núcleos da instituição – Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga -, entre hoje e sábado, e têm como alvo «os jovens e as suas famílias», destaca Elisa Pinheiro, directora do museu. Até porque “Os Museus e os Jovens” é o tema das comemorações deste ano. Mas, como sempre, as portas vão estar abertas todo o dia para visitas guiadas às exposições permanentes e temporárias, nomeadamente a de poesia e aguarela “Watermarks”, de Kasia e Jacek Krenz. Nesse sentido, esta tarde haverá um recital de poesia por Kasia Krenz. No núcleo da Real Fábrica Veiga – ainda em desenvolvimento –, destaque para os ateliers na Oficina Têxtil, onde as crianças e os jovens poderão experimentar alguns métodos artesanais de cardação, penteação, fiação e tecelagem. Há ainda duas exposições, “Olhares”, do pintor João Bugalho, e “No princípio é a lã …A cultura pastoril”.

O Museu de Lanifícios também participa, e pela primeira vez, nas comemorações da Noite dos Museus, uma iniciativa lançada pelo Ministério da Cultura de França. Por cá, o “Turno da Noite nas Fábricas Reais da Covilhã”, como se intitula a acção, vai decorrer amanhã e no sábado no Núcleo da Real Fábrica Veiga. A ideia é promover uma «noite diferente, associando a cultura e o social», salienta Elisa Pinheiro. Assim, amanhã estará em cena o “Teatro Virtual”, sessão performativa desenvolvida “on-line” pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes com a colaboração de 134 cibernautas dos quatro cantos do mundo. No sábado está previsto um concerto pela Orquestra de Cordas da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), dirigida pelo maestro Rogério Peixinho. Depois sobe ao palco “Mnemosine”, uma peça co-produzida pela ASTA e pelo grupo MEDEA_73 (Madrid).

Sobre o autor

Leave a Reply