Arquivo

Municípios e privados viram-se para o turismo sustentável na Malcata

Promotores querem valorizar recursos do património identitário da região para criar riqueza e fixar pessoas

A primeira reunião do Fórum Permanente de Turismo Sustentável da Malcata decorreu na passada sexta-feira naquela aldeia do concelho do Sabugal.

A sessão realizou-se no âmbito da candidatura do território da Malcata à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) que está a ser elaborada pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Na sexta-feira, perante uma plateia de presidentes de Juntas, dirigentes associativos e empresários locais, o edil do Sabugal adiantou o que se pretende com este projeto: «Temos que identificar, valorizar, promover, qualificar, mostrar e agarrar aquilo que temos de identitário em termos de herança cultural e patrimonial e fazer com que isso dê origem a atividades que fixem pessoas, criem riqueza e produtos que sejam transacionáveis», afirmou António Robalo.

O presidente do município raiano recordou que o setor do turismo está «em franca evolução» e que há agora oportunidades que não devem ser enjeitadas. «É nossa obrigação consolidar todo este património natural, etnográfico, paisagístico, histórico, cultural e até gastronómico existente nesta região num documento estruturado e metodologicamente elaborado para que os parceiros públicos e privados saibam qual o seu posicionamento neste processo e consigam trabalhar em conjunto para criar riqueza e desenvolvimento», sublinhou o autarca. A CETS é um galardão outorgado pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – EUROPARC aos espaços protegidos ou classificados que se comprometem a desenvolver um turismo de qualidade, promotor da atividade económica, respeitoso e compatível com a conservação do meio ambiente e o bem-estar da população local.

Mas para isso, as autarquias, os seus parceiros institucionais e os privados ligados ao turismo devem trabalhar em conjunto para o desenvolvimento dos seus princípios de sustentabilidade, daí a criação deste Fórum Permanente de Turismo Sustentável da Malcata. Neste encontro participou ainda Paulo Castro (Ponto Natura), que apresentar o projeto Carta Europeia de Turismo Sustentável da Malcata. Nos próximos meses realizar-se-ão novos fóruns em Almeida e Penamacor. A Reserva Natural da Malcata, que abrange parte dos municípios do Sabugal e Penamacor, foi criada em 1981 para proteger o lince ibérico.

Depois da Malcata estão previstos dois fóruns em Almeida e Penamacor

Sobre o autor

Leave a Reply