O município vai investir cerca de um milhão de euros na requalificação da EN 16, nas freguesias de Ratoeira e Lageosa do Mondego.
A empreitada destina-se a promover a segurança e reduzir a sinistralidade rodoviária naquele troço, consistindo no reforço da pavimentação, da drenagem de águas pluviais e na instalação de sinalização. Na Ratoeira, no acesso à A25, será ainda construída uma rotunda para regular o trânsito. O projeto prevê igualmente a criação de uma ciclovia entre a rotunda da Cova da Areia (Ratoeira) e o acesso à Quinta das Campanárias (Lageosa do Mondego). Segundo o município, as obras visam «melhorar as condições rodoviárias de quem circula naquela via com a intenção de “evitar” as portagens na autoestrada A25, na ligação entre os concelhos de Celorico da Beira e Guarda». A propósito, a autarquia presidida por José Monteiro anunciou que vai propor ao Governo a suspensão do pagamento de portagens no pórtico Galp/Ratoeira da A25 durante o decorrer dos trabalhos «caso não existam alternativas viáveis para circulação» fora da autoestrada.
Para o efeito, já foi solicitada uma reunião ao secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. A empreitada de beneficiação da EN16 é comparticipada em 85 por cento pelo Programa Operacional Mais Centro.