Arquivo

Movimentações para Conselho Geral da UBI já começaram

João Queiroz poderá voltar a ter a “companhia” de Santos Silva e António Fidalgo na corrida à reitoria

As eleições para o Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI) apenas deverão ocorrer em novembro mas as movimentações para reunir apoios para a formação de listas já começaram. Ao que O INTERIOR conseguiu apurar, o atual reitor João Queiroz, bem como Santos Silva e António Fidalgo, candidatos derrotados ao cargo em 2009, estarão a trabalhar para apresentarem listas ao órgão que é presidido por Carlos Salema.

Recorde-se que são os 29 membros do Conselho Geral que têm um papel decisivo na escolha do reitor, cujas eleições deverão decorrer em junho de 2013, altura em que se completarão quatro anos desde a tomada de posse de João Queiroz. Em declarações a O INTERIOR, Carlos Salema confirmou que as eleições para o Conselho Geral irão decorrer no «princípio do próximo ano académico», sendo que «ainda não há datas definidas mas é algo que tem que acontecer antes do fim do ano de 2012». O professor indicou que «não há um número limite de listas concorrentes», mas espera que «haja mais do que uma, senão é horrível», frisou. Indicou ainda que não sabe se irá continuar na presidência do órgão, uma vez que a sua permanência, bem como dos restantes membros cooptados, é uma decisão que caberá aos 21 membros internos, compostos por 15 professores, cinco alunos e um representante do pessoal não docente e não investigador. «Esses membros internos todos juntos é que cooptam os outros oito. Não sei o que vão decidir», reforçou.

As funções de membro do Conselho Geral são «incompatíveis» com as de membro do Senado, do Conselho de Gestão, de Vice-Reitor, Pró-Reitor, Provedor do Estudante e de estudante trabalhador com relação laboral com a UBI, na qualidade de estudante. A 6 de novembro de 2008, realizaram-se as eleições para o primeiro Conselho Geral da UBI com João Queiroz a obter 147 votos e oito mandatos, enquanto que José Carlos Venâncio, professor catedrático do Departamento de Sociologia, se ficou pelos 133 votos e sete representantes. O mandato do reitor é de quatro anos, renovável apenas uma vez.

Sobre o autor

Leave a Reply