Arquivo

Morcela da Guarda

Que a Guarda e a região são afamadas não só pelo frio mas também pelos enchidos é do conhecimento geral, mas o que nem toda a gente sabe é que, no que respeita a enchidos de sangue, a morcela da Guarda é a preferida do chefe do restaurante Eleven, Joachim Koerper.

Num artigo publicado na Revista Única, do Jornal Expresso de 21 de Março de 2009, pode ainda ler-se que para o chefe vencedor de várias medalhas no âmbito da gastronomia, o sabor a fumo que caracteriza os enchidos desta região é o que faz com que a morcela da Guarda seja a sua predilecta.

Podemos encarar os enchidos como resultado da economia rural das gentes desta região. Este enchido está ligado à matança do porco, servindo o sangue como elemento de ligação com os restantes ingredientes, como sejam as gorduras e o pão de trigo. O sabor apurado e o inigualável aroma resultam da utilização dos cominhos no tempero que fazem com que a morcela da Guarda seja considerada por muitos um verdadeiro petisco.

São inúmeros os pratos confeccionados com morcela e prova disso foram os deliciosos manjares apresentados nas duas edições das Semanas da Gastronomia que a Agência para a Promoção da Guarda levou a efeito, uma delas já este ano. De sublinhar o empenho e imaginação dos responsáveis dos restaurantes mais tradicionais em apresentar este iguaria sob as mais variadas formas, nunca perdendo o seu sabor característico.

As entradas de enchidos da região, com principal destaque para a morcela assada, fazem as delícias de qualquer visitante, principalmente num belo dia de inverno.

Uma vez reconhecida como enchido indispensável na cozinha internacional de excelência, caberá a cada um de nós promovê-la como elemento caracterizador da Guarda.

Não será por acaso que a morcela da Guarda é a preferida do chefe Joachim Koerper.

Sobre o autor

Leave a Reply