Arquivo

Monumentos e Sítios celebrados na região

Património

Os municípios de Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães organizam no domingo um passeio pedestre, inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A caminhada terá um percurso entre o castelo de Numão e o castelo de Ansiães com o objetivo de promover e divulgar o vasto património militar existente no vale do Douro, bem como estreitar relações entre os dois monumentos nacionais com processos históricos semelhantes. A atividade tem início às 8 horas, com uma visita ao Centro Interpretativo do castelo de Numão, seguindo-se de uma visita ao castelo. Para o final do dia (16h15) está reservada uma visita ao castelo de Ansiães. A iniciativa conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Numão e do Atlético Clube do Tua. A participação na caminhada requeria inscrições prévias, que terminaram ontem.

Também no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o município de Pinhel preparou uma caminhada “À descoberta dos patrimónios concelhios” a realizar no sábado (8h30), com início junto à Casa da Cultura. A atividade vai ligar Pinhel e Lameiras, com passagem pela necrópole medieval de Vascoveiro e pela barragem. Já a Câmara de Almeida vai promover, na segunda-feira, a iniciativa “Conheça o Património a pedalar”, proporcionando aos interessados dois pequenos percursos pela fortaleza. Um deles será feito pelo interior do centro histórico e outro pelo exterior (pela via que circunda a fortaleza). Também na segunda-feira, mas na Covilhã, o Museu dos Lanifícios programou palestras entre as 16 e as 18h30 e inaugura a exposição documental “Sporting Clube da Covilhã e os lanifícios” na Real Fábrica Veiga. Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é subordinado ao tema “Desporto, um património comum”, proposto pelo ICOMOS Internacional, com a coordenação nacional da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Castelo de Numão (Vila Nova de Foz Côa)

Sobre o autor

Leave a Reply