Arquivo

Monsta X – The Clan

Opinião – Ovo de Colombo

Este mês falo de um grupo coreano, cujo nome é Monsta X. Criado em 2015, é constituído por sete membros e “The Clan” é o seu mais recente trabalho, que até agora contém dois mini álbuns: “The Clan Part.1 Lost” e “The Clan 2.5 Part.2 Guilty”. Juntos contam parte de uma história.

O primeiro mini álbum, “The Clan Part.1 Lost”, tal como o título diz, incide em sentimentos de mágoa e perda. Contém seis músicas, sendo que “All In” foi o single de apresentação. É um tema onde podemos encontrar uma mistura de “trap” com um instrumental eletrónico, criando assim uma batida forte que capta desde inicio a atenção, bem como vocais poderosos acompanhados de um rap cuja emoção é fácil de sentir. Também este tema foi acompanhado de um videoclip diferente, pois o grupo, em vez de fazer o típico vídeo com dança, utilizou o mesmo para contar a história que pretende transmitir com o álbum.

Outro tema deste primeiro álbum, que acho importante referir, é “Stuck”, a terceira música da “tracklist”. Tem um instrumental mais eletrónico e poderoso, juntamente com vocais e rap igualmente poderosos, que rapidamente tornaram este tema num dos meus favoritos.

Já “The Clan 2.5 Part.2 Guilty”, também com seis músicas, tem sentimentos antagónicos em relação à primeira parte, visto que transmite uma aura de vitória e conquista. Apresentado pelo tema “Fighter”, um dos melhores deste mini álbum, é possível distinguir a partir dele a diferença relativamente ao primeiro. Enquanto o “Part.1” rondava o género trap/eletrónico com músicas mais calmas, “Part. 2” é mais intenso com temas bastante fortes. Também “Fighter” foi acompanhado de um videoclip, inspirado na serie televisiva “Stranger Things”, que, na minha opinião, é muito épico e muito peculiar.

Concluindo, tanto os álbuns, como os videoclips, contribuem para a construção de uma história que presumo ainda não ter acabado. Em termos de músicas, são álbuns que estão bastante bem estruturados, com um balanço coerente entre temas calmos e mais fortes, e algo que recomendo profundamente.

Susana Nevado

Sobre o autor

Leave a Reply